ConquistaEconomiaSaúde

A reabertura do comércio, desde que atendidas as medidas sanitárias, é necessária para garantir o pagamento da folha de março, diz CDL

COMUNICADO

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista – CDL e a Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista – ACIVIC, em respeito ao entendimento da maioria de seus associados, bem como em atenção ao pleito de lojistas não associados, que por meio de abaixo-assinado solicitaram fossem revistas as regras dos Decretos Municipais de Fechamento do Comércio, resolvem apoiar a decisão do Governo Municipal em reabrir parcialmente o comércio de rua, a partir da próxima segunda-feira (06/04).

Concordamos que o Governo Municipal tem se empenhado neste momento de enfrentamento ao coronavírus, cujas medidas tomadas até aqui, foram drásticas, porém, necessárias. Assim, reiteramos a necessidade de reforçar as medidas rígidas de controle do fluxo dos clientes dentro das lojas, espaçamento mínimo entre as pessoas, higienização rigorosa dos espaços, disponibilização de álcool gel e uso de máscaras laváveis e reutilizáveis pelos comerciários.

A maioria dos associados da CDL e da ACIVIC é composta de pequenas e microempresas, sendo estas empresas, justamente, as que estão enfrentando maior dificuldade em honrar os pagamentos dos salários de seus colaboradores. Destaca-se, que em Termo Aditivo firmado com os Sindicatos que representam os Comerciários e as Empresas, foi prorrogado o dia de pagamento dos salários do dia 05 para o dia 20 de abril, e, mesmo assim, com as portas fechadas, os lojistas terão imensa dificuldade em honrar o compromisso no dia determinado.

Desta forma, a reabertura do comércio, desde que atendidas as medidas sanitárias indicadas pelos órgãos de saúde, revela-se necessária para garantir o pagamento da folha referente ao mês de março, permitindo, por consequência, o mínimo existencial a quem vive do comércio.

Temos vivido momentos difíceis e jamais esperávamos que seríamos atingidos dessa maneira pelo COVID-19. Desde o primeiro momento, temos priorizado a vida e estamos seguindo rigorosamente as determinações do Poder Público, sendo do nosso conhecimento que o estudo para reabrir alguns setores do comércio varejista, passou pelo crivo do comitê gestor da crise, o qual determinou a adoção de medidas de segurança para que voltemos a pensar na sobrevivência de todos aqueles que direta ou indiretamente dependem do comércio, em especial dos nossos colaboradores.

Ratificamos que caso algum comerciante não reconheça o momento como propício ou seguro para abrir as portas de sua empresa, poderá optar por não abrir ou abrir parcialmente o seu estabelecimento, sempre, seguindo, no entanto, as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde.
Atenciosamente,

Diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista Diretoria da

Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar