ConquistaSaúde

HCC está pronto para receber pacientes com COVID-19, unidade vai oferecer 40 leitos

A infectologista do Hospital das Clínicas de Vitória da Conquista, Carolina Palmeira Teixeira Martins, comenta que a unidade vai oferecer 40 leitos, sendo 20 clínicos e 20 de UTI. “Vitória da Conquista é o terceiro maior município do estado e conta também com um aeroporto. Amanhã (1º) será o primeiro dia de treinamento da equipe, quando serão apresentados os coordenadores para os funcionários”. Uma vantagem da unidade, segundo Carolina Palmeira, é que o andar da UTI do hospital ainda não havia sido inaugurado. “É um hospital limpo, não temos outros pacientes, com outras doenças, isso é mais segurança para os pacientes”.

De acordo com o administrador do Hospital das Clínicas de Vitória da Conquista, Felipe Nery, o segundo e o terceiro andar da unidade foram isolados para pacientes de coronavírus, inclusive com acessos separados, tanto para pacientes como para profissionais. “No segundo andar vão funcionar os leitos clínicos e, no terceiro, os de UTI. Nosso ar condicionado da UTI é central e com uso do filtro tipo Hepa para a renovação. O ar contaminado é filtrado para depois ser devolvido à atmosfera. Por isso é o ar condicionado mais adequado para pacientes do coronavírus. Nosso hospital foi todo reformado, com investimento de mais de R$ 2,5 milhões para atender alta complexidade”.

Para atender esta demanda de pacientes com Covid-19, o hospital precisou contratar mais de 80 profissionais em diversas áreas, como técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, psicóloga, assistente social, auxiliar administrativo e reforçar a equipe de serviços gerais.

Descentralização da testagem

Vitória da Conquista também vai realizar testes para detectar o coronavírus. Segundo a diretora-geral do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), Arabela Leal, com a atualização do protocolo da máquina que já faz a testagem de HIV em Conquista, será possível fazer mais de 90 testes da Covid-19 de uma só vez.

A coordenadora técnica do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, Karoline Rebouças, conta que a unidade recebe uma média diária de 30 a 50 testes, provenientes de 74 municípios. “Não vamos mais enviar para o Lacen de Salvador. Hoje, as nossas coletas enviadas para Salvador demoravam até sete dias para ter o resultado. Agora, teremos resultados em até 48 horas”.

Além de Vitória da Conquista, o Governo do Estado pretende descentralizar a testagem do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro na identificação do vírus, já que capta o genoma viral, para os municípios de Porto Seguro, Barreiras, Jequié e Paulo Afonso.

Ascom Sesab

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar