Saúde

Confira a diferença entre teste rápido do coronavírus e a coleta de amostra para exame laboratorial

Em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado com duas formas de rastreio da Covid-19: a coleta de amostra de secreção nasal e da garganta para exame laboratorial de RT-PCR que detecta a presença do vírus, e os testes rápidos feitos com uma pequena amostra de sangue, que detecta a presença de anticorpos – execução semelhante a um teste de glicemia.

Entenda a diferença entre eles e quando cada um pode ser aplicado:

Todo e qualquer paciente notificado com suspeita de infecção pela Covid-19 que se encaixe nos critérios para realizar o exame laboratorial RT-PCR, será coletada a amostra mesmo que ainda esteja no início dos sintomas. Esse exame permanece sendo o teste de escolha para pacientes sintomáticos e o Ministério da Saúde recomenda que a amostra seja coletada entre o 3º e 7º dias de sintomas.

Ao contrário do exame PCR, o teste rápido (que apresenta o resultado de 10 a 15 minutos) só pode ser feito após o oitavo dia de sintomas, conforme as orientações técnicas da metodologia de aplicação, pois ele tem fins de triagem e não de diagnóstico. O teste identifica os anticorpos e não o vírus, como explica Gerald Saraiva Sordi, farmacêutico bioquímico e coordenador da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde: “Estes testes detectam os anticorpos IgG e IgM, que nosso sistema imunológico produz quando entra em contato com um microrganismo invasor. Devem ser usados após esse período, que é necessário para o corpo começar reagir à infecção”.

Ainda de acordo com o farmacêutico, o teste rápido não pode ser excludente, ou seja: “não pode ser feito o descarte em caso de resultado negativo, nem para diagnóstico em casos positivos, porque esse não é o objetivo desse teste”, destaca.

O município vem realizando o teste rápido em todos os profissionais de saúde da rede municipal que estão na linha de frente no combate à doença, conforme recomendação do Ministério da Saúde. A diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz, ainda explica que: “Está sendo realizada a vigilância operacional em nosso território para entender se em algum momento esses profissionais que continuam na linha de frente foram expostos ao vírus. Por isso, estamos realizando o teste em pessoas assintomáticas. Nós não estamos desperdiçando testes, estamos executando vigilância operacional com alta responsabilidade”.

Caso os profissionais que estão realizando o teste rápido apresentem resultado positivo, eles serão isolados e afastados de suas funções, e será feito o exame laboratorial RT-PCR para confirmar o diagnóstico e estabelecer o período da infecção, quando for o caso. Atualmente, o exame de PCR é feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, e leva de 48 a 72 horas para apresentar o diagnóstico preciso da doença.

Em breve, a Secretaria Municipal de Saúde passará a divulgar o resultado dos testes rápidos em um campo específico do Boletim epidemiológico, à medida que começarem a ser executados os testes em pessoas sintomáticas e notificadas com suspeita para Covid-19.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar