SaúdeSudoeste

Para Rui, aumento de casos de Covid-19 em Jequié pode levar a maior rigidez nas restrições

Em entrevista concedida à TV Sudoeste, nesta quarta-feira (13), o governador Rui Costa falou sobre a preocupação com o aumento no número de casos confirmados de Covid-19 na cidade de Jequié na última semana.

“Se os números continuarem elevados até o final do dia, eu irei ligar para o prefeito para que possamos tomar medidas de restrições mas rígidas para diminuir a curva de contaminação, semelhante ao que fizemos em Ipiaú, com toque de recolher e fechamento das vias que estão apresentando maior fluxo durante a quarentena”.

No dia 5 de maio, a cidade registrava 39 casos confirmados da doença. No último boletim divulgado pela Secretária da Saúde (Sesab), o número saltou para 103. Um crescimento de mais de 150%. Rui fez um apelo para que a população fique em casa e respeite as medidas de distanciamento social. “É importante entender que essa é uma doença muito perigosa e traiçoeira”, alertou.

Rui explicou que tem pedido aos prefeitos que montem nas cidades pelo menos uma unidade de acolhimento de pessoas com casos suspeitos e sintomas leves. “Os pacientes que precisarem de atendimento intensivo mais complexo devem ser encaminhados para as maiores cidades da região, como Vitória da Conquista e Jequié, que têm leitos de UTI já disponíveis e outros em fase de implantação.

O governador ainda pediu que as pessoas busquem orientações e informações nas plataformas do Tele Coronavírus pelo telefone 155 e Monitora Covid na loja de aplicativos da Google Play Store e Apple Store, ferramentas de gestão do Estado para monitorar e dar agilidade e precisão nos atendimentos dos casos da doença.

Estrutura

Desde o dia 8 de abril, o Centro de Atendimento Covid-19 de Jequié está instalado no Hospital São Vicente e funcionando com 10 leitos. A unidade está aberta 24 horas por dia com uma equipe formada por 41 pessoas.

Também em Jequié, o Hospital Prado Valadares conta com 21 leitos para atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus, sendo nove de UTI. Visando garantir a segurança de seus profissionais, a unidade de saúde está realizando testes rápidos para o vírus em funcionários da unidade. O resultado é conhecido em 20 minutos após a coleta de sangue, e é importante para definir a permanência do profissional de saúde no atendimento, prevenindo a disseminação do vírus na unidade.

Em Vitória da Conquista, o Hospital das Clínicas e o Hospital Geral são as unidades preparadas para receber os pacientes graves, somando 81 leitos, entre internação clínica e de UTI para os pacientes com sintomas mais grave da doença. A região também conta com UPAs em Ipiaú e de Gandu, ambas com respiradores e capacidade de receber e dar assistência aos pacientes.

Ascom Sesab

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar