ConquistaSaúde

Serviço Psicologia do Hospital Geral de Conquista promove ações no combate à Covid-19

Diante do atual contexto da pandemia de Covid-19, as Unidades de Saúde têm se mobilizado ao máximo com todos os profissionais no combate e prevenção da doença. Seja cumprindo as demandas rotineiras do trabalho ou atuando na linha de frente com pacientes infectados, esses profissionais têm mudado sua rotina para além do ambiente de trabalho. Muitos estão há meses sem abraçar um ente querido e muitas vezes compartilhando momentos importantes apenas de forma virtual.

Diante desse momento delicado o Serviço Psicologia do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) vem desde o mês de março ofertando ações como Plantões Psicológicos, Atendimento on-line e Sessões de Mindfulness para profissionais da Saúde que vêm atuando na Unidade diante do combate à Covid-19, no intuito de proporcionar formas de lidar com a pandemia prezando a saúde mental dos profissionais. Uma das servidoras que tem sido atendida pelas ações do grupo, deu um depoimento em que falava que foi perceptível o alívio em relação à ansiedade, e salientou o quão tem feito bem para ela.

De acordo com a equipe do Serviço Psicologia, que já atua no HGVC há 12 anos, as ações têm como objetivo além do cuidado em saúde mental com os profissionais no contexto atual de pandemia, buscar compreender pensamentos, emoções e comportamentos de cada profissional na situação imediata que ele vivencia.

Assim como o HGVC, a Unidade do Crescêncio Silveira também oferta a Escuta Psicológica e avaliação com psiquiatras. As demais ações têm sido bem recebidas pelos profissionais. São elas:

Plantão Psicológico
No HGVC o plantão é oferecido exclusivamente por psicólogas. Os servidores procuram espontaneamente esse Serviço a partir de uma demanda psicológica urgente, que estejam vinculadas ao COVID-19.

Sessões de Mindfulness
É uma forma específica de atenção e consciência plenas, concentração no momento atual, intencional, e sem julgamento. Concentrar-se no momento atual significa estar em contato com o presente e não estar envolvido com lembranças ou com pensamentos sobre o futuro. São ofertadas para grupo de no máximo 12 pessoas, em lugar amplo e arejado, sempre respeitando as recomendações de espaço entre os profissionais que participam.

Atendimento Online
Os atendimentos online têm sido ofertados aos profissionais afastados por suspeita ou confirmação de COVID-19, conforme demanda e disponibilidade do profissional a ser atendido. A prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação e da comunicação é regulamentada pela Resolução CFP nº 011/2018. Objetiva favorecer o atendimento aos profissionais especialmente em um momento de pandemia, no qual há implicações emocionais de uma possível quarentena e de aspectos psicológicos do isolamento.

Ascom HGVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar