Bahia

Por medo da Covid-19, coveiro e moradores se negam a enterrar idosa na Bahia

Dois agentes funerários fizeram o enterro de uma idosa de 81 anos vítima da Covid-19, na última sexta-feira (5), em um cemitério localizado no distrito de Rosário, que pertence ao município de Canudos, no norte da Bahia.

A mulher morreu em Salvador e teve o corpo levado para onde morava no interior do estado. Contudo, ao chegar ao local, os agentes não encontraram pessoas que estivessem dispostas a realizar o sepultamento e decidiram realizar o enterro.

Proprietário da funerária Pax Monte Sinai, José Silva foi um dos agentes funerários responsáveis pelo enterro da idosa. Ele explica que a mulher morreu na sexta-feira e que a filha dela ficou em Salvador, já que também foi diagnosticada com Covid-19 e não pôde acompanhar o retorno do corpo para Rosário.

“Ela morreu 3h. Fomos acionados por volta das 10h30 na cidade de Euclides da Cunha e fomos até Salvador. Chegamos lá por volta das 18h, fizemos procedimentos de reconhecimento de corpo e voltamos. Quando chegamos na comunidade de Rosário, era meia-noite”, lembra José.

Ao chegar ao distrito, José Silva lembra que falou com um representante da localidade que disse que a comunidade não queria se envolver no sepultamento por medo de contaminação. O coveiro também demonstrou receio e não estava paramentado para este tipo de situação.

José, então, tomou a iniciativa e decidiu fazer o enterro, em um local com baixa iluminação, ao lado do seu colega de trabalho. O profissional conta que nunca viveu uma situação como essa na carreira.

“Nós tomamos a iniciativa de fazer o enterro. A gente se sensibilizou com a situação. É um momento de se unir e ajudar o próximo. A gente sensibilizou com essa situação”, continua José.

Ao G1, Josy Ribeiro, sobrinha da idosa, comentou a situação e também agradeceu aos agentes funerários pela iniciativa.

“Uma história triste. Uma cidade pequena, e as pessoas não conhecem muito bem, e os familiares ficaram com medo. Quem acabou fazendo o enterro foi o próprio dono da funerária e o colega dele, que não era de obrigação deles. E a gente é muito grato por isso. O serviço funerário, o sistema, às vezes não são bem vistos, valorizados pela sociedade. É uma mão-de-obra importante em um momento em que as famílias estão abaladas”, conta a sobrinha da idosa.

Em nota, a Prefeitura de Canudos informou que não administra o cemitério do Rosário, em que ocorreu o sepultamento, e que não mantém coveiro na comunidade. A gestão municipal afirma que a idosa de 81 anos declarava residir no município de Euclides da Cunha, o que constaria no atestado de óbito.

O município também informou que soube da morte da mulher na última sexta-feira e que não houve tempo para deslocar equipe para acompanhar o sepultamento.

Veja a nota completa divulgada pela prefeitura de Canudos:
A Prefeitura de Canudos vem, por meio desta nota, trazer esclarecimentos acerca do sepultamento de uma senhora de 81 anos, vítima de covid-19 na última sexta-feira (05) na cidade de Salvador.

“A Prefeitura informa que não administra o que o cemitério do Rosário, em que ocorreu o sepultamento, assim como também não mantém coveiro na comunidade.

A Prefeitura esclarece que a senhora de 81 anos declarava residir no município de Euclides da Cunha, conforme consta no atestado de óbito. O município foi comunicado sobre a fatalidade na noite da sexta-feira (05), diante disto, não houve tempo para deslocar equipe para acompanhar o sepultamento. No entanto, o agente comunitário de saúde foi orientado a passar todas as informações necessárias.

A Prefeitura de Canudos ressalta ainda que está se adequando a esse tipo de situação no município”.

G1

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar