ConquistaSaúde

Conquista: Mães de pacientes com deficiência reclamam que há meses não recebem fraldas de Programa da prefeitura

Um grupo de mães, em Vitória da Conquista, possui uma liminar na Defensoria Pública do Estado da Bahia que garante o direito ao recebimento de fraldas descartáveis para os filhos com deficiência.

O problema é que elas já não recebem as fraldas há meses e entraram em contato com a reportagem do site Notícias VCA para expor a situação.

Célia Almeida é mãe de uma criança de 11 anos, que tem paralisia cerebral, autismo e síndrome nefrótica. Está cadastrada no Programa de Distribuição de Fraldas da prefeitura, mas informou que há 1 mês não recebe as fraldas.

“Nossos filhos precisam, nada se resolve. No setor de fraldas só dão desculpas. Falta de respeito por nós mães de filhos especiais. Faz pouco caso a secretaria de saúde do município”, desabafou.

Assim como Célia, Fabiana dos Santos também tem uma filha que está inscrita no programa. A criança tem 7 anos de idade, com paralisia cerebral e bexiga neurogênica. Ela diz que está há 2 meses sem receber as fraldas.

“Estamos comprando fraldas sem condições financeiras. Fraldas geriátricas são caras e precisam ser trocadas a cada 2 horas”, completou.

Outras mães informaram que a situação é a mesma e sempre há demora na entrega.

Célia acrescentou ainda que nem todos podem usar qualquer tipo de fralda por causa de alergias. Por isso, precisam aguardar chegar as que estão em falta.

“Temos a liminar judicial para que eles forneçam fraldas melhores para não dar assaduras e alergias. Meu filho mesmo teve uma grave alergia. Levei laudo médico e fotos para comprovar. Estão anexos ao processo judicial”, explicou a mãe.

A nossa reportagem solicitou uma posição para a prefeitura de Conquista, que reconheceu que vem enfrentando dificuldades com o fornecimento das fraldas para atender as demandas dos pacientes desde o início do ano. Informou que ainda essa semana a entrega das fraldas deve ser regularizada. Confira a nota completa abaixo:

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Programática e Especializada, esclarece que vem enfrentando dificuldades com o fornecimento das fraldas para atender as demandas dos pacientes desde o início do ano. Foi liberada uma nova ordem de compra no dia 02 de junho e enviada à empresa contratada que ainda não cumpriu com o prazo de entrega. Desse modo, a diretoria, mais uma vez, entrou em contato com a empresa que garantiu a entrega das fraldas ainda no decorrer desta semana.

Além disso, há disponível no Setor de Fraldas os tamanhos em marcas diversas, entretanto, as pessoas responsáveis pelos pacientes se recusam a retirar as marcas disponibilizadas para uso até que o processo de entrega seja concluído pela empresa.

A Diretoria reitera que entende a necessidade dos pacientes e se sensibiliza com o incômodo das famílias pelo atraso, por isso, vem fazendo tudo o que é possível para dar agilidade e regularizar o fornecimento das fraldas.

Secom, 16 de junho de 2020.

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar