BahiaSaúde

Após churrasco, cidade da Bahia tem surto de coronavírus

Um churrasco realizado no final de maio para comemorar o aniversário de uma jovem em Pintadas, centro-norte da Bahia, foi responsável por um surto de covid-19 na cidade.

Todos os nove participantes da festa se contaminaram com o vírus e o transmitiram para, pelo menos, outras 20 pessoas, segundo a investigação feita pelo município.

O enfermeiro Antonio Marcos, 40 anos, que mora em Salvador, mas trabalha para a prefeitura de Pintadas há dois anos, estava na comemoração. Do grupo, ele foi o primeiro infectado identificado e, imediatamente, disse ter avisado à vigilância epidemiológica do município sobre a realização do churrasco, que aconteceu numa sexta-feira à noite, mais precisamente, no dia 29 de maio.

Um dia depois, Marcos começou a sentir os sintomas da doença e disse ter ficado isolado. “Eu não estava indo mais para o trabalho, pois ia ser transferido de setor. Por isso, aceitei o convite de um amigo para participar do aniversário”, disse. Desde então, Marcos não trabalhou mais. “Já estou há cinco dias sem qualquer sintoma, mas permaneço em quarentena obrigatória até o dia 21”, afirmou.

A participação do enfermeiro na festa logo se tornou pública em toda a cidade. Arrependido, Marcos gravou um vídeo com um pedido desculpa para toda a população.

No vídeo, Marcos ainda alerta à população para que não cometam o mesmo erro que ele teve. “Não façam festas do tipo. Fiquem em casa e cumpram o isolamento. Eu senti na pele o quão ruim é descumprir essas medidas. Graças a Deus, estou me curando e rezo para que todas as pessoas da cidade que foram infectadas nessa festa ou por causa dessa festa também se recuperem logo”, afirmou.

Veja o vídeo abaixo:

Prefeitura
Procurado, o prefeito de Pintadas, João Batista, conhecido como Batista da Farmácia (DEM), afastou o funcionário. Ele pede para voltar quando sarar, mas a gente não vai permitir, pois a população reagiu ao acontecido. Só que, até então, ele sempre tinha uma postura profissional e responsável. Nós erramos, todos temos o direito de errar. Mas, nesse período, errar é complicado. Além de ser prefeito, eu sou técnico de enfermagem e bem sei como temos que dar o exemplo”, afirmou.

Para conter a propagação do vírus na cidade, que já infectou um total de 31 pessoas, segundo o último boletim epidemiológico divulgado, o prefeito decretou o lockdown no município desde o dia 13 de junho até o próximo dia 21. “Só abrem serviços essenciais em Pintadas, como supermercados, farmácias, posto de gasolina, água, gás e material de construção. Nos três primeiros dias de lockdown, esses serviços essenciais só trabalharam por delivery”, disse.

E como o surto da doença na cidade foi causado pela festa de aniversário – dos 31 infectados, só os dois primeiros não tiveram relação com o evento -, o prefeito decidiu atacar a raiz do problema. “Nesse período, proibimos a chegada de bebidas alcoólicas na cidade. Bares e distribuidoras estão proibidos de vender. Os profissionais entenderam a importância da medida, pois é para o bem deles mesmos”, disse.

Para impedir a chegada dessas bebidas alcoólicas na cidade, o prefeito disse que tem uma barreira na entrada do município, que, nesse período do lockdown, só permite entrar na cidade o que é essencial. “Pessoas de outras cidades também não podem entrar aqui, a não ser que seja por um motivo essencial”, explicou.

Todas as pessoas infectadas em Pintadas estão com um quadro leve da doença, são assintomáticas ou já estão curadas, segundo o prefeito. Não houve óbito por coronavírus. O CORREIO procurou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para comentar se foi emitido pelo órgão algum comunicado às cidades sobre como os municípios podem apertar o cerco para impedir aglomerações do tipo, mas não houve retorno.

Correio

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar