Conquista

Conquista: Filas nas agências do Itaú geram transtornos e reclamações durante a pandemia

As filas formadas por servidores da prefeitura de Vitória da Conquista em busca de atendimento às agências do Itaú têm gerado aglomeração, transtornos e muitas reclamações.

Segundo o Sindicato dos bancários, na manhã desta quarta-feira (1º) havia quase 100 pessoas aguardando o atendimento na agência da Avenida São Geraldo. Já a fila do Itaú da Rua Francisco Santos seguia da frente da agência até o beco dos artistas. Além disso, na segunda e na terça-feira desta semana, servidores estavam até às 20h, expostos à chuva.

Ainda de acordo com o sindicato, a prefeitura pouco tem feito para auxiliar os bancários neste momento. “Foram mais de dois meses de requerimentos de auxílio da prefeitura para organizar as filas que geram aglomerações que colocavam bancários e população em risco”, informou o sindicato.

O sindicato informou também que, mesmo com o quadro presencial reduzido, por conta do afastamento dos trabalhadores de risco, a prefeitura agravou ainda mais a situação com a mudança de banco.

“Tanto a prefeitura quanto o banco Itaú deveriam ter adotado medidas para garantir o atendimento aos servidores municipais sem comprometer a segurança destes, assim como a dos bancários. Essa situação de filas absurdas na porta das duas agências colocam usuários e trabalhadores como vítimas da desorganização e da ganância da PMVC e dos banqueiros do Itaú, que promovem uma ação com cerca de 9.000 servidores sem uma estrutura física e quantidade de bancários adequadas para atender uma demanda desse tamanho”, destaca Leonardo Viana, presidente do Sindicato.

Em contato com a prefeitura, a nossa reportagem foi informada, por meio de nota, que precisam ir até a agência os servidores que não abriram suas contas ou não receberam o cartão provisório.

Informou também que o processo de abertura de contas-salário teve início no dia 27 de janeiro de 2020 e que “os motivos da aglomeração são alheios à Prefeitura de Vitória da Conquista, mas, ainda assim, todas as providências foram tomadas com a presença dos agentes de Segurança Patrimonial que têm trabalhado para organizar e demarcar as filas”. Confira as notas do sindicato e da prefeitura:

Nota do Sindicato:

Enquanto os casos de contaminação por Vitória da Conquista nos últimos dez dias foram de 486 para 729 casos notificados, a prefeitura decidiu mudar a folha de pagamento dos servidores para o Itaú, gerando transtorno e aglomerações na frente dos bancos.

Há relatos de que na segunda e terça desta semana pessoas esperaram na fila até às 20h da noite, expostos à chuva. Na manhã desta quarta-feira (1º), o Itaú da São Geraldo tinha quase 100 pessoas aguardando o atendimento e a fila do Itaú da Francisco Santos seguida da frente da agência até o beco dos artistas. Isso está ocorrendo porque com a mudança da folha, do Santander para o Itaú, os servidores para sacar o salário os servidores precisam do cartão que só pode ser desbloqueado na agência. Sem o cartão a única possibilidade é sacar o salário no caixa, o que torna inevitável a ida das pessoas para as agências.

A gestão municipal de Herzem Gusmão pouco tem feito para auxiliar a categoria bancária neste momento. Desde que foi decretada pela Organização Mundial da Saúde a pandemia da Covid-19 e foram iniciados os processos de suspensão das atividades, o setor bancário foi um dos poucos que seguiram trabalhando, mesmo em contingenciamento. Foram mais de dois meses de requerimentos de auxílio da prefeitura para organizar as filas que geram aglomerações que colocavam bancários e população em risco.

Tendo conhecimento que as agências estão operando com um quadro presencial reduzido, devido ao afastamento dos trabalhadores de risco, ao invés de ajudar, a prefeitura só agravou ainda mais com a recente mudança administrativa. Essa situação tem tornado impossível até mesmo o cumprimento da Lei Municipal que garante o atendimento bancário em no máximo 25 minutos, em casos excepcionais, e 15 min em ocasião regular.

Vale destacar que no ano passado o Banco Itaú fechou a agência que ficava localizada no bairro Brasil, sobrecarregando as outras duas agências que restaram. Com essa nova demanda da folha de pagamento as dificuldades de atendimento serão ainda maiores agora. Para piorar a situação, mesmo com a alta lucratividade, o banco segue com o projeto de redução do quadro de funcionários, constantemente denunciado pelo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.

“Tanto a prefeitura quanto o banco Itaú deveriam ter adotado medidas para garantir o atendimento aos servidores municipais sem comprometer a segurança destes, assim como a dos bancários. Essa situação de filas absurdas na porta das duas agências colocam usuários e trabalhadores como vítimas da desorganização e da ganância da PMVC e dos banqueiros do Itaú, que promovem uma ação com cerca de .9000 servidores sem uma estrutura física e quantidade de bancários adequadas para atender uma demanda desse tamanho”, destaca Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

Conta a resposta da prefeitura:

A Secretaria Municipal de Administração informa que os servidores que já abriram suas contas no Banco Itaú não precisam se dirigir ao banco. Os salários estão sendo depositados em conta e podem ser sacados em um dos mais de trinta caixas eletrônicos que o banco possui espalhados pelo município, além dos caixas da Rede 24 horas.

Só há a necessidade de comparecimento ao banco para aqueles servidores que não abriram suas contas ou não receberam o cartão provisório. Trata-se de um quantitativo pequeno e a relação dos nomes está disponível no site da prefeitura (https://www.pmvc.ba.gov.br/conta-salario-no-itau-se-voce-nao-abriu-saiba-como-receber-o-salario-de-junho/)

É importante destacar que o processo de abertura de contas-salário teve início no dia 27 de janeiro de 2020, inicialmente com atendimento presencial no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae) e, posteriormente, por causa da pandemia do coronavírus, a abertura passou a ser realizada pelo aplicativo do Banco.

Os motivos da aglomeração são alheios à Prefeitura de Vitória da Conquista, mas, ainda assim, todas as providências foram tomadas com a presença dos agentes de Segurança Patrimonial que têm trabalhado para organizar e demarcar as filas.

Secom, 01 de Julho de 2020

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