ConquistaSaúde

Prefeitura de Conquista diz que lotes de testes rápidos apresentam falhas e serão trocados

Os dois lotes que totalizam 10 mil testes rápidos para Covid-19, adquiridos pelo Município, vão ser trocados, a pedido da Prefeitura, pela empresa mineira Comercial e Suprimentos Ribeiro Ltda.

A empresa comercializa os testes fabricados pela Eco Diagnóstica, que é aprovada pela Anvisa e validada pela Fundação Oswaldo Cruz para a produção dos kits de testes, e é considerada idônea em nível nacional. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde percebeu inconsistência nos dados obtidos durante a testagem e decidiu, por conta própria, fazer nova validação: os resultados mostraram falhas e inconsistências.

A percepção de que havia algo errado com a testagem ocorreu na quarta-feira passada, 22, quando os números de positivos apresentados pelos testes se mostrava fora do padrão de testagem observado em nível nacional.

A secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, decidiu fazer a revalidação do material e, em parceria com professores da Ufba e da Uesb, o Município testou amostras de soro sanguíneo congelados desde 2014 (época em que não havia circulação do coronavírus): várias amostras deram positivo para o novo vírus.

O farmacêutico Pablo Brasil Moreira, técnico responsável pelos testes rápidos da Secretaria de Saúde, explicou que o que mais chamou a atenção foi o grande número de profissionais de saúde, assintomáticos, que testaram positivo, quando, em testes anteriores teriam sido negativados.

“Nós confirmamos, tecnicamente, a falha dos testes. Seguramente, fomos uma a única Secretaria da Bahia, e uma das poucas do Brasil a fazer a revalidação dos testes. Fazer essa validação não é obrigatória, a própria Anvisa não determina a necessidade de validação, já que essa marca de testes possui a aprovação chancelada pelo Instituto de Avaliação de Tecnologia e produtos para a Saúde da Fiocruz.

O que nós fizemos, ao perceber as inconsistências, foi um reforço dessa validação, algo pioneiro na Bahia. Neste momento, percebemos que os dois lotes de testes apresentavam falhas”, explicou Moreira.

A partir de hoje, a Secretaria de Saúde começou a recolher os testes das 11 unidades de Saúde na zona urbana que funcionam aos sábados. Na segunda, serão recolhidos das demais unidades, tanto da zona urbana, quanto da zona rural.

A empresa enviou 25 unidades de testes de outro lote, que foi validado pelo Município. Em documento, ela assume a falha e se compromete a enviar todos os outros 10 mil testes do lote validado em substituição aos lotes com inconsistências.

De acordo com a secretária Ramona Cerqueira, 1.500 pessoas foram testadas com o material. Ela informou que esse grupo vai passar por nova testagem para que os dados sejam mais transparentes, corretos e concretos, de forma a mapear a realidade da disseminação da Covid-19 em nosso município: “Essa nova testagem do grupo pode alterar os dados hoje apresentados pelo nosso boletim diário. Mas em nome da transparência, decidimos tornar público o problema e convocar as pessoas para fazer novo teste com os lotes que chegam na quarta”, esclareceu.

Cerqueira informou que no Brasil apenas os testes de duas empresas possuem validação nacional, uma delas é a Eco Diagnóstica, cujos testes foram adquiridos por Vitória da Conquista: “Compramos com critérios de certificação federal e dentro dos padrões exigidos pela Anvisa. Todo o processo foi correto e a prova dessa correção é que a empresa reconheceu a falha apontada por nosso corpo técnico e vai enviar novo lote por nós já validado”, concluiu.

Confira:

CARTA DA COMERCIAL E SUPRIMENTOS RIBEIRO LTDA – COMPROMISSO COM A TROCA DO LOTE

Laudo Analítico da Fundação Oswaldo Cruz

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar