Bahia

Baiana que não bebe água há mais de 6 meses passa por transplantes de rim e pâncreas

G1 – A esteticista Larissa Medrado, 31 anos, diagnosticada com falência renal e diabetes, e que não bebe água regularmente desde fevereiro deste ano, passou pela cirurgia de transplante duplo de um rim e do pâncreas, na quarta-feira (9). A informação foi confirmada ao G1 nesta quinta-feira (10), pela mãe dela, Nara Monteiro.

“Ela também está bem. Apesar de ter passado por tudo isso, o quadro dela está bem. Foi um sucesso, segundos os médicos. O transplante duplo foi um sucesso”, contou Nara, que doou um rim à filha.

A cirurgia ocorreu em um hospital de São Paulo, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dona Nara contou que o transplante durou cerca de 6h. Larissa se recupera do procedimento em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda não há previsão de alta, nem de quando ela vai retornar para Salvador.

“Durou em torno de umas 6h a 7h. Larissa ainda não está podendo beber nada. Somente através das veias. Ela está na UTI . Não tem previsão de alta, muito menos de ir para Salvador. Ela não vai para Salvador tão cedo. Se ela melhorar, se tiver uma boa evolução, com três meses ela vai e volta”, pontuou.

Na Bahia, esse tipo de transplante não é feito pelo SUS. Larissa e a família fizeram uma vaquinha online para pagar os custos da viagem e estadia durante o tratamento em São Paulo. O objetivo era arrecadar R$ 70 mil, mas elas conseguiram arrecadar, até o dia 27 de agosto, R$ 120 mil.

A cirurgia era muito importante para a melhora do quadro clínico de Larissa. Antes, para sobreviver, ela passava por três sessões de hemodiálise por semana, tomava oito tipos de medicamentos diferentes, o que dava uma média de 20 comprimidos todos os dias, além das injeções de insulina.

Como a esteticista tem diabetes há mais de 20 anos e também foi diagnosticada com falência renal, ela precisava tanto de transplantes de rins, quanto de pâncreas.

Segundo os médicos, a sobrevivência dela, portanto, só estaria garantida quando fizesse o procedimento – o que ocorreu na última quarta. A mãe dela foi a doadora de um dos rins. O pâncreas foi de um outro doador.

Ainda em entrevista ao G1, dona Nara contou que sentia um pouco de dores por causa do procedimento, mas que já deve receber alta na próxima sexta-feira (18).

“Eu, que doei os rins, estou falando muito pouco. É ligeiro que estou podendo falar. Eu estou bem, apesar de muitas dores e enjoos. Mas acredito que eu já tenha alta amanhã de tarde”, contou.

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar