ConquistaSaúde

Secretaria de saúde de Conquista inclui mais dois grupos prioritários na vacinação nesta segunda-feira; confira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inclui na vacinação da 1ª dose contra a Covid-19, que prossegue nesta segunda-feira (31), mais dois grupos prioritários: pessoas de 40 a 59 anos com doenças cardiovasculares ou com doenças neurológicas crônicas.

A vacinação começa às 9h e segue até às 16h, nos drive-thrus no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO) e na Universidade Federal da Bahia (Ufba), e pontos fixos para pedestres no Colégio Paulo VI; quadra esportiva da Fainor; quadra da Igreja Nova Sião; Escola Municipal Professora Fidelcina Carvalho Santos: Paróquia Rainha da Paz e Salão Paroquial da Santa Luzia.

No momento da vacinação é preciso apresentar documento pessoal com CPF, comprovante de residência de Vitória da Conquista e documento comprobatório. Confira abaixo quais grupos poderão se vacinar nesta segunda:

– Pessoas com doenças cardiovasculares, de 40 a 59 anos, que tenham Insuficiência cardíaca, Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Prótese valvares e Dispositivos cardíacos implantados. Estas devem apresentar, cadastro já existente da sua unidade de saúde de referência ou laudos, declarações, prescrições médicas, relatórios médicos com descritivo ou CID da doença.

– Pessoas com doenças neurológicas crônicas, de 40 a 59 anos, incluindo Doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular), Doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, Indivíduos com paralisia cerebral, Esclerose múltipla e condições similares, Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular e Deficiência neurológica grave. Para comprovar, pode ser apresentado cadastro já existente da sua unidade de saúde de referência ou laudos, declarações, prescrições médicas, relatórios médicos com descritivo ou CID da doença.

– Pessoas com pneumopatias crônicas graves, de 40 a 59 anos, incluindo apenas doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos ou internação prévia por crise asmática. Para comprovar a condição de saúde, é preciso apresentar algum dos seguintes documentos: cadastro já existente da sua unidade de saúde de referência, laudos, declarações, prescrições médicas, relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde.

– Trabalhadores da Educação que atuam em Vitória da Conquista, com idade entre 40 a 59 anos. No momento da vacinação é necessário apresentar o contracheque de abril de 2021.

– Pessoas com obesidade mórbida com Índice de Massa Corpórea (IMC) maior ou igual a 40, de 18 a 59 anos. Para se vacinar, é necessário apresentar relatório médico ou nutricional que comprove o IMC.

– Pessoas com deficiência permanente, incluindo: pessoa que tem impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial; limitação motora; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, enxergar ou com alguma deficiência intelectual que limite as suas atividades habituais. Na vacinação, é preciso apresentar algum dos seguintes documentos comprobatórios: laudo médico da rede pública ou privada, cartões de gratuidade no transporte público ou cartão de atendimento em centro de reabilitação.

– Pessoa, entre 40 a 59 anos, com diabetes mellitus ou hipertensão, desde que atenda os critérios para vacinação*. Como documento comprobatório, deve apresentar relatório médico, receita médica ou cadastro de acompanhamento da Unidade de Saúde de referência.

– Pessoas de 18 a 59 anos com transplante, Síndrome de Down e imunossupressão**, que devem levar o relatório médico e/ou receita médica para garantir a vacinação.

2ª DOSE – No drive-thru do CPRSO e em todos os pontos fixos para pedestres, de 9h às 16h, estará disponível também a 2ª dose da AstraZeneca/Oxford para as pessoas que tiverem data agendada de retorno no cartão de vacina até o dia 1º de junho.

*Hipertensão – De acordo a Resolução nº 77 da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), são consideradas hipertensas pessoas com hipertensão arterial resistente (HAR) – quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de 3 ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de 4 ou mais fármacos antihipertensivos; hipertensão arterial estágio 3 – PA sistólica >=180mmHg e/ou diastólica >= 110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade; hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade – PA sistólica entre 140 e 179 mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.

**Doenças Crônicas – Na imunização de pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais, de 18 a 59 anos, estão incluídos apenas indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente maior de 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses, e neoplasias hematológicas.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar