ConquistaSaúde

Trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas serão vacinados neste sábado em Conquista

Com uma reposição de 5.882 doses de vacinas recebidas nesta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai trabalhar neste sábado (19), atendendo, exclusivamente, apenas dois grupos prioritários: trabalhadores da saúde, apenas aqueles que não foram vacinados nas etapas anteriores, e gestantes e puérperas com 18 anos ou mais.

A decisão foi orientada na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que definiu que, a partir de agora, a vacina será aplicada pelo critério de idade, exceto apenas as gestantes, puérperas e os trabalhadores da saúde, que ainda serão vacinados como grupos prioritários.

A SMS reforça que se o trabalhador da saúde já foi vacinado anteriormente, é totalmente contraindicado se vacinar novamente com outro tipo de vacina, podendo responder judicialmente pelo ato. Se este já teve acesso a vacinação e está com o esquema completo, independente do tipo de vacina, é considerado já imunizado. No momento da vacinação, as equipes estarão com sistema aberto para consulta dos trabalhadores já vacinados no município.

PRIMEIRA DOSE – Neste sábado (19), a aplicação da 1ª dose para os trabalhadores da saúde será de 9h às 13h, nos pontos fixos da quadra esportiva da Fainor (Candeias), Escola Municipal Professora Fidelcina Carvalho Santos (Urbis VI), Paróquia Rainha da Paz (Patagônia) e Salão Paroquial da Santa Luzia (Urbis V).

Será vacinado qualquer trabalhador de saúde, de 18 anos ou mais, que esteja ativo, e estagiários da área da saúde que estejam em campo prático de atuação. Para vacinação, é necessário apresentar documento pessoal com CPF, comprovante de residência de Vitória da Conquista e, como documento comprobatório, a declaração de vínculo ativo com o serviço de saúde assinada e carimbada por diretor ou coordenador ou contracheque de Maio/2021.

Para os autônomos, o documento comprobatório poder ser a Declaração do Imposto de Renda ou certidão de quitação com o Conselho de Classe. Já os estagiários da área, é preciso apresentar também a declaração da Instituição de Ensino que comprove a atuação em campo prático de estágio ou o comprovante de matrícula que indique a disciplina de estágio prático.

Para as gestantes e puérperas, a vacinação vai acontecer no drive-thru da Ufba e no ponto fixo para pedestres do Colégio Paulo. A documentação para gestantes com 18 anos ou mais, a documentação comprobatória teve alteração e agora pode ser apresentado um dos seguintes documentos: cópia impressa do laudo ou relatório médico ou caderneta da gestante.

SEGUNDA DOSE – Continua também a aplicação da 2ª dose da AstraZeneca/Oxford para as pessoas que estão com data de retorno marcada para o dia 19 de junho ou datas anteriores. A vacinação será de 9h às 13h, apenas em dois pontos: drive-thru no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), no bairro Kadija, e ponto fixo para pedestres da quadra da Igreja Nova Sião (Alto Maron).

VACINAÇÃO POR IDADE – A partir da próxima segunda-feira (21), será retomada a vacinação de pessoas que tenham 53 anos ou mais e as informações serão divulgadas neste sábado (19) nos canais oficiais da Prefeitura.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar