ConquistaSaúde

CIB decidirá sobre retomada ou não de vacinação de adolescentes nesta sexta-feira

Na manhã desta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estava pronta para começar a vacinação da 1ª dose para o público de 17 anos, quando teve que suspender a ação, por recomendação do Ministério da Saúde, restringindo o emprego da vacina “somente aos adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade”, de acordo com a nota técnica nº 40/2021.

Uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada pelos secretários de saúde de toda a Bahia, discutirá, na manhã desta sexta-feira (16), se os municípios poderão retomar a vacinação de adolescentes, suspensa hoje em todo o estado.

Ramona Cerqueira, secretária municipal de Saúde, está otimista de que a decisão da CIB seja pela liberação da vacinação. Segundo ela, a definição deve sair ainda pela manhã a SMS estará pronta para reiniciar o trabalho à tarde, se a decisão do colegiado for pela continuidade da aplicação da 1ª dose aos adolescentes, com ou sem comorbidade.

“Se a CIB aprovar a continuação da vacinação, nossas equipes estarão prontas para começar a vacinar às 14 horas, indo até às 19 horas, para atender aos adolescentes conquistenses de 17 anos”, explicou Ramona. A secretária diz que a suspensão da vacinação, hoje, se deu em razão de recomendação do Ministério da Saúde a que a SMS seguiu pela necessidade de não expor o público a qualquer risco. “Mas, o entendimento é de que a vacina pode ser aplicada e se assim for, nossos adolescentes tomarão a 1ª dose e ficarão mais seguros contra a Covid-19”.

Portanto, pais, mães, responsáveis e adolescentes de 17 anos, fiquem atentos. Até meio-dia desta sexta-feira a Prefeitura de Vitória da Conquista vai divulgar a decisão da Comissão Intergestores Bipartite e, em caso positivo, confirmar os horários e locais da vacinação.

Pfizer – Algumas vacinas Pfizer chegaram a ser diluídas, mas foram remanejadas para uma das unidades de saúde que que não interromperam a aplicação da 3ª dose da Pfizer em idosos de 85 anos ou mais e em imunossuprimidos graves com 18 anos ou mais.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar