Sudoeste

Ação solidária dos bancários doa quase seis toneladas de alimentos, produtos de higiene, materiais de limpeza e agasalhos na região

Os problemas gerados pela pandemia, o desemprego – que atinge 14,4 milhões de brasileiros –, a crise econômica e a falta de políticas públicas, têm agravado a extrema pobreza no Brasil. Pesquisas apontam que mais da metade da população está em algum grau de insegurança alimentar e mais de 19 milhões de cidadãos passam fome.

Conscientes dos desafios enfrentados pela população, as bancárias e bancários que fazem parte do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) promoveram, pelo segundo ano consecutivo, a Ação Solidária da categoria.

A campanha, iniciada em julho, arrecadou e doou quase seis toneladas de alimentos, além de produtos de higiene, pacotes de absorventes, materiais de limpeza e agasalhos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Este ano, a Ação Solidária foi ampliada e aconteceu em Conquista, Brumado, Itapetinga, Poções e Livramento de Nossa Senhora. O Sindicato buscou a cooperação dos bancos e disponibilizou 20 pontos de arrecadação nas agências do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Itaú e Santander, além da sede da entidade.

A categoria ratificou, em assembleia, a proposta de doação de recursos feita pela diretoria do SEEB/VCR. Por imensa maioria, os funcionários dos bancos endossaram a destinação de R$ 25.000 para a compra de mantimentos. O valor estava orçado para atividades de integração, como o Forró dos Bancários, e que não puderam acontecer devido à pandemia da Covid-19. Além disso, os bancários também se organizaram voluntariamente nos locais de trabalho para aumentar os donativos.

Para garantir a efetividade da ação, o Sindicato buscou organizações sociais com atuação nos municípios participantes da campanha e que já possuíam uma rede de pessoas em situação de vulnerabilidade cadastradas, para intermediarem as doações.

Ao todo, foram 15 entidades e projetos sociais beneficiadas: Abrigo Nosso Lar, Associação Cristo Liberta – Casa do Andarilho, Comunidade de Aliança Anuncia-me, Projeto Pequeno Ofício da Pastoral do Menor N. Sra. De Fátima, Lar de Misericórdia, Projeto “Dignidade Feminina é a Regra” da 77ª CIPM, Associação Nossa Senhora das Dores, Corrente do Bem, Sociedade Espírita Albino Viana (SEAV), Centro Espírita Livramentense (CEL), Sociedade São Vicente de Paulo (SSVC), Ação Social do Centro Espírita Servos de Maria, Projeto Social da 79ª CIPM, Assentamento Terra Nobre, Ocupação Cidade Bonita e Ação Dia das Crianças.

“A Ação Solidária da Categoria Bancária foi um sucesso e superou todas as nossas expectativas. Tudo isso só foi possível graças ao envolvimento de todas e todos durante o período de arrecadação e distribuição. Encerramos a campanha agradecendo a cada bancário e a cada bancária por abraçar esta atividade e também convido a categoria para conhecer os trabalhos que as instituições e projetos desenvolvem no dia a dia. Precisamos também continuar mobilizados para cobrar dos governos ações efetivas que garantam a justiça social e a redução das desigualdades, ao tempo em que pautamos a luta da categoria”, conclui Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

Ascom Sindicato dos Bancários

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar