Sudoeste

Prefeitura de Jequié mobiliza equipes de trabalho para recuperação de áreas atingidas pelas chuvas

Com mais de 100 milímetros de precipitações, a forte chuva que atingiu o município na tarde desta terça-feira, 12, é considerada uma das mais violentas dos últimos 20 anos, causando danos estruturais em diversos bairros e localidades. A Prefeitura de Jequié, através de uma força tarefa composta pelas equipes de trabalho da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Desenvolvimento Social, iniciou o atendimento emergencial nos pontos mais críticos desde o final da tarde da terça e primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 13.

No Centro, a ventania ocasionou danos em algumas placas de outdoor e fachadas de lojas; na Avenida César Borges, houve o registro de estragos em placas de outdoor e quedas de árvores, que já foram retiradas; e, também, houve o registro de alguns muros que teriam cedido com a força das águas das chuvas, que causaram alagamentos de ruas e de casas. Na Avenida Governador Lomanto Júnior, no bairro do Joaquim Romão, retroescavadeiras e caminhões-caçambas foram disponibilizadas para auxiliar na retirada do entulho e da lama, que ocupou parte da pista.

Vias do Loteamento Sol Nascente, o Largo da Feirinha, a Avenida Santa Luzia e a Avenida Lomanto Júnior, nas imediações da Estação Rodoviária, foram alguns locais no Joaquim Romão que sofreram com a chuva repentina. Com o apoio de carros-pipa e retroescavadeira, as equipes começaram atuando na limpeza das ruas, com a retirada da terra, da lama e do lixo residencial, trazidos pelas águas e que sujaram vias e obstruíram bueiros, causando alagamentos desses locais. No Jequiezinho foram registrados alguns pontos de alagamento, como nas vias adjacentes ao canal da Rua da Banca.

“A tempestade e a ventania foram muito intensas e causaram problemas estruturais em diversos pontos da cidade. Temos que agradecer a Deus, por não termos tido vítimas e isso só foi possível graças ao trabalho que vem sendo executado, com a limpeza dos canais pluviais. Se não fosse esse trabalho, a situação poderia ter sido muito pior. Estamos atuando, desde ontem mesmo, com a retirada das árvores que caíram e hoje, desde as primeiras horas do dia, com as equipes de limpeza e as máquinas pesadas, em todos os locais, começando pelos mais críticos. Já determinamos empenho total às secretarias municipais, no sentido de auxiliar a população atingida pelas chuvas e seguimos atentos e trabalhando para minimizar os impactos nos bairros. Temos um telefone, o da Ouvidoria, com ligação gratuita pelo 0800 071 1710 e vamos continuar monitorando, afinal, a indicação é que as chuvas continuem nos próximos dias.”, destacou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.

Secom PMJ

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar