PolíciaSudoeste

Vídeo: Mais de 1.000 pássaros silvestres são resgatados dentro de porta-malas em Jequié

Mais de 1000 pássaros silvestres foram resgatados na noite de ontem (14), na BR-116, trecho de Jequié.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a apreensão aconteceu quando os policiais notaram um desconforto por parte dos ocupantes durante uma fiscalização.

Os animais foram encontrados amontoados em pequenas gaiolas e também em embalagem para acondicionar leite.

A PRF informou também que a maioria dos animais estava debilitada, pois eles estavam sendo transportados de forma precária, em ambiente escuro e sem ventilação, ensejando total falta de cuidados e maus tratos.

As aves que saíram de Montes Claros (MG) seriam levadas para Recife (PE), um percurso de mais de 1.500 km.

Na entrevista, os ocupantes do carro assumiram a responsabilidade pela captura ilegal dos animais. Disseram ainda que não possuíam a autorização e nem a guia de transporte para criação. E por fim informaram que lucrariam cerca de R$ 15.000 mil na comercialização.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e tanto o motorista como o carona irão responder na Justiça por crime contra o meio ambiente da Lei 9.605/98.

Os pássaros estavam muito debilitados e foram encaminhados para o INEMA, onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar