Bahia

Rui volta a falar de carnaval e diz que quem fizer evento de rua desrespeitando o decreto não terá apoio da PM

O governador Rui Costa voltou a falar sobre a pressão que tem recebido de representantes do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) e da comissão de vereadores de Salvador, sobre a realização do carnaval de 2022.

Em entrevista, Rui citou dados sobre o crescimento de casos de Covid-19 no mundo, para argumentar sobre o risco que é autorizar uma festa com milhões de pessoas na rua, sem a capacidade de conferir cartões de vacinação e o uso de máscaras.

“As pessoas, em uma sede de realizar o seu sonho festivo e empresarial, estão se esquecendo do drama que a gente viveu em um ano e meio. Eu não colocarei a população em risco. Não vou colocar minha cabeça no travesseiro e ficar, eventualmente, me lamentando por ser responsável por dezenas ou centenas de mortes, com a realização de um carnaval, quando eu tenho no dia de hoje em torno de 2.500 casos positivos”, argumentou.

“Os países estão fechando cidades quando aparecem cinco casos. A China, quando aparece um caso, fecha a cidade. Nós temos 2.500 casos e a pergunta que eu tenho que responder todo dia é se teremos carnaval, se nós vamos botar três milhões de pessoas na rua. De fato, eu tenho dificuldade de entender isso, que mundo é esse que estamos vivendo, que sociedade é essa, que o grande anseio das pessoas e saber se vamos ter um carnaval”.

O governador também falou sobre os eventos que estão liberados atualmente. Até a sexta-feira (19), estão autorizadas as festas com público de até três mil pessoas. Ele criticou duramente os realizadores desses eventos, que não têm cobrado o estabelecido em decreto estadual.

“Nós liberamos eventos e, infelizmente, as informações que eu recebo é de que não estão respeitando a exigência, por exemplo, de vacinação. As festas que estão acontecendo no litoral, na cidade, as pessoas não estão usando máscara. As pessoas chegam com qualquer papel na portaria, fazem de conta que estão apresentando um comprovante e ninguém checa a autenticidade do papel. As festas estão sendo feitas sem nenhuma verificação, inclusive de que as pessoas que estão lá estão vacinadas. Então, o dinheiro não pode estar acima da vida das pessoas e da saúde das pessoas”, ponderou.

“As mesmas pessoas que estão pedindo para liberar mais público em festa, são as mesmas que ao organizarem festas não têm sensibilidade humana para, pelo menos exigir que quem entre em suas festas, estejam apresentando atestado de vacinação”.

Ainda com relação aos decretos, Rui também avisou que o Estado não tem como monitorar a realização das festas em todas as cidades. Ele apelou para os prefeitos, para que fiscalizem as ações, e reiterou que ainda não vai decidir sobre o carnaval.

“O estado sozinho não tem capilaridade para manter uma rede de fiscalização. Eu vou apelar e estou apelando para os municípios da Bahia, que têm a Vigilância Sanitária, que é a quem cabe essa fiscalização. Eles sim possuem essa capilaridade. Eu vou apelar para que os prefeitos façam cumprir os seus próprios decretos, não só o decreto estadual, de exigência da vacinação, porque senão nós estamos colocando todos em risco.

“Eu não tomarei medida de liberação de carnaval ou qualquer outro evento público e estou informando as prefeituras. Quem fizer atividade de rua, desrespeitando o decreto, não terá a participação do estado e da Polícia Militar. Quero avisar a toda a população que não se coloque em risco, porque nós não apoiaremos esse tipo de eventos que não respeitam a vida humana e a saúde do próximo”.

Com informações do G1

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar