Sudoeste

Após chuvas em Minas, cheia do rio Pardo causa alagamentos; nível da água subiu 8 metros em alguns pontos

G1 – Após a abertura de comportas da barragem do Machado Mineiro por conta das chuvas em Minas Gerais, regiões ribeirinhas de cidades baianas que são cortadas pelo rio Pardo ficaram alagadas no último final de semana.

Na região sudoeste, em Cândido Sales, o volume do rio aumentou cerca de oito metros, o que causou alagamentos em diversas casas e regiões da cidade.

A cheia também atingiu a zona rural de Vitória da Conquista, onde a água chegou ao nível de um uma ponte que liga a cidade ao município de Encruzilhada. Também foram registrados alagamentos em Itambé, que teve o fornecimento de água regularizado nesta segunda (3), após uma semana com o serviço interrompido.

Ao todo, 25 pessoas morreram em decorrência dos temporais que atingiram toda a Bahia e 661.508 foram atingidas.

No domingo (2), o número de desabrigados pelas chuvas na Bahia caiu pelo terceiro dia consecutivo. No balanço divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), os registros passaram de 32.737 para 32.594 – uma redução de 143.

São consideradas desabrigadas as pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público. No sábado (1º), o número também havia tido uma redução de 510 em relação ao balanço da sexta-feira (31). O governo do estado não explicou o motivo da queda.

O número de desalojados, que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares ou amigos, também apresentou uma queda e passou de 57.531 para 57.451. A quantidade de cidades em situação de emergência também permaneceu em 153.

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar