ConquistaSaúde

Campanha de Vacinação contra Influenza começa nesta segunda; confira a programação da semana

A partir desta segunda-feira (4), começa a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Vitória da Conquista, com a 1ª etapa que irá contemplar idosos de 80 anos ou mais, e trabalhadores da saúde ativos, de qualquer faixa etária.

A programação de vacinação da semana de 4 a 9 de abril será nas unidades básicas de saúde, Dr. Admário Santos, Panorama, Dr. João Melo Filho (Bairro Ibirapuera), CAE II (Bairro São Vicente) e Dr. Hugo de Castro (Bairro Guarani), de 8h às 12h e de 14h às 17h. No sábado, 9 de abril, haverá uma ação de vacinação com drive-thrus na UFBA e Centro Cultural Glauber Rocha, de 8h às 14h.

Para vacinação, os idosos devem levar documento de identificação, cartão SUS e caderneta de vacinação. Já para os trabalhadores da saúde, além do documento pessoal, é necessário apresentar também declaração que comprove o vínculo ativo com o serviço de saúde, contracheque do mês anterior ou crachá. Para os autônomos, a comprovação é a declaração do imposto de renda ou certidão de quitação com o Conselho de Classe.

De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Érica Suzart, todos os idosos de 60 anos ou mais serão vacinados na primeira etapa, mas por faixas etárias. “Neste primeiro momento, precisamos optar pelo escalonamento por faixa etária dos idosos, frente ao quantitativo que recebemos nesta semana, para conseguir atender também aos trabalhadores da saúde. À medida que recebermos mais vacina, a faixa etária será reduzida de forma decrescente”, explicou a coordenadora.

O grande Dia D de mobilização social da Campanha será no dia 30 de abril. A 1ª etapa será de 4 de abril até o dia 2 de maio, contemplando apenas os grupos de idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde ativos.

A 2ª etapa será iniciada a partir do dia 3 de maio e vai até o dia 3 de junho, contemplando também os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A meta é imunizar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. Em Vitória da Conquista, o objetivo é atingir a vacinação de 42.281 idosos e 10.920 trabalhadores da saúde nesta primeira fase.

A campanha de vacinação contra a influenza e a vacinação contra a Covid-19 serão realizadas ao mesmo tempo, e ambas vacinas poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de 12 anos de idade.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar