CulturaSudoeste

Shows, apresentações culturais, escolha da Garota Junina e muito forró marcam a abertura da Vila Junina no São João de Jequié

Alegria, animação, forró e muita emoção, marcaram a noite desta terça-feira, 14, na Praça Rui Barbosa. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, deu início à Vila Junina, abrindo oficialmente o São João de Jequié 2022. Estiveram presentes o prefeito de Jequié, Zé Cocá; o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; a secretária de Educação, a professora, Elvia Sampaio; demais secretários municipais; representantes do Poder Legislativo; gestores escolares, professores, pais, estudantes, além do público e visitantes da Praça.

Acompanhadas por suas torcidas organizadas, 15 estudantes das escolas municipais disputaram o título de Garota Junina. A difícil escolha da vencedora ficou a cargo de um corpo de jurados composto por representantes de diversos setores da sociedade. A escolhida teve a sua simpatia, evolução na passarela e indumentária aprovadas pelo júri e a ganhadora foi a estudante Taillany Santos Macêdo, da Escola Municipal Adolfo Ribeiro, localizada no bairro São Judas Tadeu.

No palco da Vila Junina, que este ano homenageia o sanfoneiro Moisés e Banda, se apresentaram o cantor Edmundo Forrozeiro e o Trio Forró + Eu, que animaram o público presente, saudoso dos festejos juninos de Jequié.

Nesta quarta-feira,15, a Vila começa mais cedo, com o projeto “Vilinha Junina”, às 16h, com apresentações culturais e quadrilhas com estudantes das escolas municipais e a festa continua, às 18h30, com apresentação da Orquestra Clássica Popular de Jequié (OCPJ), em seguida a quadrilha da inclusão AJECE, logo após dança típica da Escola Municipal Adolfo Ribeiro e shows com Mari Ouro e Oz Malas.

“A abertura desse São João tem uma importância histórica! Após dois anos sem o evento presencial, estamos retomando o formato, com a dimensão que ele merece ter e representa o compromisso do prefeito Zé Cocá, com a cultura popular, com a memória, com a identidade. O nosso tema é “Forró, Patrimônio Cultural do Brasil”. Após a primeira noite da Vila Junina, teremos muitas outras apresentações interessantes, com quadrilhas tradicionais, homenageando figuras representativas do nosso imaginário popular, como Anésia Cauaçu, Lampião e Maria Bonita, e com apresentações do repertório pé de serra, na Vila Junina, trazendo nomes expressivos da música local e regional.”, disse o secretário de Cultura, Domingos Ailton.

“Demos início ao São João de Jequié, o Melhor São da Bahia e, com as bençãos de Deus, este será um evento verdadeiramente histórico! Além da realização da festa em si, estamos movimentando os setores que mais geram emprego, que é o nosso comércio, hotelaria, setor de serviços de alimentação, transportes, vestuário, calçadista, sem falar da infinidade de profissionais que aumentam sua produção em função dos festejos juninos, como os vendedores ambulantes, setor de beleza e estética, postos de gasolina, serviços outros que são aquecidos e passam a contar com o incremento financeiro que vem com o São João, que é uma celebração cultural do nosso povo, da nossa gente e uma gigantesca força de atratividade comercial e turística. Deus abençoe a nossa cidade e traga paz e alegria nesses dias de festa do povo!”, destacou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.

Secom PMJ

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar