ConquistaTrânsito

Conquista: Simtrans alerta para crescimento de acidentes com motos e alerta motociclistas

De abril a junho deste ano, segundo o Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans), foram registrados em Vitória da Conquista 75 acidentes envolvendo motocicletas. No mesmo período do ano passado, foram registrados 48 acidentes.

São ocorrências que envolvem, por exemplo, atropelamento, queda, colisão entre carro e moto, entre outros tipos. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), somente com relação a queda de moto, no último mês foram 25 ocorrências, já com relação a colisão carro e moto foram 39.

De acordo com o coordenador de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Tiago Barros, o aumento na quantidade de acidentes com motos nos últimos três meses pode ser atribuído, entre outros fatores, à maior vulnerabilidade da motocicleta. Por isso, reforça o coordenador, é necessário que o motociclista redobre a atenção no trânsito.

“Apesar de termos tido uma redução, do último semestre de 2021 para o primeiro deste ano, no segundo trimestre percebemos o aumento dos acidentes. Por isso, o motociclista tem de redobrar ainda mais a atenção no trânsito, usar corretamente os equipamentos de segurança, seguir as normas de trânsito, não exceder a velocidade”, recomendou o coordenador.

Segundo Tiago, não se pode tratar o trânsito de maneira aleatória. “Não se pode pensar que o acidente só acontece com o outro. Temos que pensar que o acidente pode acontecer com a gente, a qualquer momento. O motociclista, pela vulnerabilidade que tem no trânsito, tem que se preocupar ainda mais do que qualquer outro condutor”, lembrou.

Para auxiliar na fiscalização e redução dos índices, o Simtrans conta com equipamentos de fiscalização de velocidade, instalados em diversas vias da cidade, e estuda ações voltadas para os motofretistas, profissionais que atuam com a entrega de itens usando motocicletas. A Coordenação de Trânsito está organizando ainda a realização de uma campanha, em parceria com concessionárias de motos, focada na manutenção do veículo, também como forma de prevenir acidentes.

“Mas acima de tudo, é preciso que a pessoa se preocupe não só com a sua vida, mas como a do outro. O pensamento de segurança e preservação da vida tem de vir de todos os elementos do trânsito, motociclistas, motoristas e pedestres”, enfatizou Tiago.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar