ConquistaSaúde

HGVC realiza com sucesso delicada cirurgia em jovem que lesionou os nervos após acidente com bicicleta

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) suporta atualmente a demanda da macrorregião Sudoeste da Bahia, sendo responsável pelo atendimento a uma população estimada em 4 milhões de habitantes. Por conta da resolutividade de casos de alta complexidade, a unidade também atrai pacientes de outras macrorregiões.

Recentemente, foi realizada na unidade uma Microcirurgia para Lesão no Plexo Braquial, um procedimento que se destaca por sua complexidade e exige muita precisão.

O plexo braquial é uma estrutura delicada que se localiza na região do pescoço, por onde passam os nervos que ligam a medula espinhal e o cérebro aos membros superiores. As lesões mais graves nessa região podem causar incapacidades permanentes e sequelas no membro afetado. Geralmente, os acidentes de trânsito – principalmente os que envolvem motocicletas – são os maiores responsáveis por esse tipo de lesão.

O paciente em questão trata-se de um jovem de 22 anos, que por conta de um acidente de bicicleta lesionou todos os nervos do plexo que comandam desde o ombro até a mão que comandam os movimentos do braço.

No primeiro momento foi feita a microneurorrafia (conexão) do que sobrou de nervo do plexo, utilizando auxílio de enxerto de nervo retirado da perna. Como não foi possível conectar todos nervos lesionados, foi realizada também neste primeiro momento a transferência de um nervo do músculo trapézio, transferindo ele para nervos importantes do plexo braquial.

No dia seguinte ao procedimento, o paciente já se encontrava bem, sem apresentar queixas e com dores controladas. Por conta da boa evolução no pós operatório, em 48 horas o paciente já estava em alta e com previsão de retorno em breve para a realização de um segundo procedimento, em que será feita a transferência de nervos intercostais (que são utilizados para auxiliar na respiração), para outros nervos do plexo braquial.

O objetivo de ambos procedimentos, é levar novos estímulos para os nervos lesionados, na expectativa de que o paciente tenha o retorno de algumas funções essenciais.

Perguntado sobre a importância da implementação desse procedimento no HGVC, Albércio Brito, Médico Cirurgião de Mão e um dos responsáveis pelo procedimento, aponta que “a grande maioria dos pacientes com lesão do plexo braquial são jovens em idade produtiva que perdem sua capacidade laboral, ocasionando custos vitalícios e limitações na capacidade funcional do paciente. A possibilidade de realizar o tratamento de uma forma ágil é fundamental para um bom resultado. Após atrofia da musculatura comprometida, fato que ocorre com o retardo do tratamento, pouca coisa pode ser feita para reparar os danos”.

Os médicos que atuaram na realização da cirurgia explicam que, além da possibilidade de uma microcirurgia diretamente no plexo braquial para reparação, também é possível adotar outras estratégias para restabelecer a função do braço afetado, como transferências de nervos, transferências de tendões e artrodeses de articulações. Todas essas técnicas estão disponíveis no HGVC.

De acordo com o médico neurocirurgião Iogo Henrique, além do uso rotineiro nas cirurgias do cérebro, a implementação da microcirurgia permite a reconstrução de estruturas anatômicas muito pequenas e viabiliza uma série de cirurgias, como reimplante de membros, dedos e cobertura de feridas complexas com a pele de outra parte do corpo. Todos esses procedimentos já foram realizados com sucesso no Hospital.

Para um sucesso terapêutico, é necessária uma equipe multidisciplinar, composta por médicos de várias especialidades: ortopedistas, Cirurgiões de Mão, Neurocirurgião, Cirurgião Vascular, Terapia Intensiva e Anestesiologistas, todos familiarizados com essas cirurgias. Uma rotina de cuidados especializados de fisioterapia e enfermagem é um dos grandes diferenciais para os bons resultados obtidos.

O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista oferece atendimento em tempo integral, todos os dias e em todos os níveis de complexidade.

Ascom HGVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar