Conquista

Conquista: Prefeitura lamenta falecimento do cientista Ubirajara Pereira de Brito

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do doutor Ubirajara Pereira de Brito, aos 88 anos, na madrugada desta quarta-feira (20), no Hospital Samur.

Chamado de Bira por amigos e admiradores, o cientista nasceu em Tremedal, veio para Vitória da Conquista estudar e ganhou o mundo. Em sua vasta trajetória, o cientista, pesquisador, engenheiro civil, jornalista e conferencista, já foi ministro da Educação e da Ciência e Tecnologia e fez parte do seleto grupo de cientistas que analisaram amostras de rochas lunares, coletadas pela missão Apolo.

Reconhecido no Brasil e no exterior, ganhou medalhas e teve destaque com diversas publicações científicas, atuando como professor de Geonuclear da Faculdade de Ciências de Orsay da Universidade de Paris e pesquisador titular do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), entre 1971 e 1974.

Era ex-membro do Comitê de Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Comissão Consultiva de Desenvolvimento Nuclear da Presidência da República, na década de 1980, e pertenceu ao Conselho Editorial da Revista Nosso Caminho, dirigida por Oscar Niemeyer.

À família, amigos e admiradores, a prefeita Sheila Lemos e o Governo Municipal manifestam seu pesar e solidariedade neste momento de dor.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar