BahiaSaúde

Criança de 2 anos é uma das pessoas infectadas pela varíola dos macacos na Bahia

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou, nesta segunda-feira (8), que uma das 13 pessoas infectadas pela varíola dos macacos em Salvador é uma criança de dois anos.

No último sábado (6), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou que o estado tem 19 casos da doença. Confira abaixo os municípios e a quantidade de pessoas infectadas em cada um deles:

Varíola dos macacos na BA

Salvador 13
Santo Antônio de Jesus 2
Cairu 1
Conceição do Jacuípe 1
Ilhéus 1
Mutuípe 1
Total 19
Fonte: Sesab

Para identificar casos e conter o avanço da doença, a prefeitura da capital baiana montou um plano de ação que contará com 28 unidades básicas de referência para atendimento e coleta laboratorial. Além disso, a rede de atenção terá 16 unidades de urgência e emergência.

O primeiro caso da Monkeypox no estado ocorreu no dia 13 de julho. Ainda de acordo com o órgão de saúde, a Bahia tem 130 casos suspeitos da doença.

A Monkeypox se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, geralmente dividida em dois períodos:

Invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa;
Erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões. Com informações do G1

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar