ConquistaSaúde

Em boletim da Sesab, Conquista registra quase o dobro de casos ativos de Covid-19 em relação ao boletim da prefeitura

No boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (09), pela secretaria de saúde de Vitória da Conquista, constam 33 casos ativos da Covid-19 no município.

Isso significa que 33 pessoas ainda não se recuperaram da doença e podem transmitir o vírus.

De acordo com o boletim divulgado pela Sesab, também na terça-feira, constam 62 pessoas com o coronavírus ativo em Conquista. Quase o dobro do divulgado pela prefeitura.

Seguem abaixo os dois boletins. O município de Vitória da Conquista é o último da tabela no boletim da Sesab (clique nas imagens para ampliar).

Boletim da prefeitura de Vitória da Conquista:

Boletim da Sesab:

O site Notícias VCA entrou em contato com a prefeitura de Conquista para solicitar um posicionamento sobre a divergência das informações. A secretaria municipal de saúde informou que desconhece os números da Sesab.

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que desconhece a informação divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado de que haveria 62 pessoas com vírus ativo em Vitória da Conquista, pois estão registrados na base do sistema federal E-sus Notifica 33 pacientes com vírus ativo, como foi divulgado no boletim epidemiológico da última terça-feira (9). Esses seguem sendo monitorados pelo serviço de referência da Covid-19 no município”, informou a nota.

A pedido da nossa reportagem, a Sesab também enviou uma posição e informou que a correção das inconsistências nos dados é de responsabilidade dos municípios.

“Ressalta-se que é de responsabilidade dos municípios a correção das inconsistências verificadas, relativas aos seus municípios, nas bases ministeriais, uma vez que a Vigilância Estadual utiliza os dados informados pelos próprios municípios (prefeituras e unidades de saúde) na base do e-SUS VE. Reiteramos o compromisso em apresentar dados fidedignos ao eliminar as duplicidades das bases nacionais e outros tipos de inconsistências”, informou a Sesab.

Procurada mais uma vez pelo site Notícias VCA, a secretaria de saúde de Conquista informou que solicitou esclarecimentos do Núcleo Regional de Saúde sobre os dados divulgados pela Sesab.

“A Secretaria Municipal de Saúde envia diariamente para o Núcleo Regional de Saúde boletim com as mesmas informações que são divulgadas à população e, por isso, desconhece a origem desses outros dados. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do município já entrou em contato com o Núcleo solicitando esclarecimentos e aguarda resposta”.

Há divergência também no número de casos confirmados no município. Enquanto a Sesab informou 269 casos, a secretaria municipal de saúde registrou 282.

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar