Saúde

Isolamento vertical ou horizontal neste momento? Confira o que diz uma médica infectologista

Nos últimos dias de indecisão sobre fechamento ou abertura do comércio e demais estabelecimentos, o isolamento tem sido bastante discutido como prevenção ao novo coronavírus.

Há duas formas de isolamento que têm sido abordadas nesta semana: o vertical e o horizontal.

Segundo a médica infectologista Carolina Martins, o isolamento horizontal é o que a gente tem vivido nos últimos dias. As pessoas em casa, por tempo indeterminado.

O isolamento vertical é o que mencionou o Governo Federal. As crianças voltariam às aulas e os adultos saudáveis voltariam às suas atividades normais.

Segundo a médica, esse ainda não é o momento de sair do isolamento horizontal.

“A opinião, principalmente dos infectologistas, é que esse isolamento vertical deve ocorrer quando o pico de contaminação tiver passado. Ou seja, hoje o que a gente vive ainda é uma curva epidemiológica em ascensão. Ela continua aumentando. Todos os dias nós temos muitos casos novos, então o que a gente vê é que o isolamento vertical seria mais ideal quando essa curva já tiver baixa e não agora nesse momento. Então, o ideal nesse momento é manter o isolamento horizontal, ou seja todos em casa”, explicou ao Notícias VCA.

A médica falou ainda que liberando o isolamento vertical, crianças, jovens e adultos, que na sua maioria não possuem sintomas da doença, podem transmitir o vírus para quem está em casa e que é do grupo de risco.

“Uma vez que no isolamento vertical, liberando crianças, jovens e adultos saudáveis eles se tornam transmissores livres. Ou seja, são assintomáticos na maioria das vezes e acabam trazendo (o vírus) para casa e transmitindo para essa população de risco”, destacou.

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar