SaúdeSem categoriaSudoeste

Sesab e prefeitura de Jequié divergem nos dados da Covid-19

Nos últimos dias, houve divergência na divulgação dos dados da Covid-19, no município de Jequié.

Os números divergiram com o passar dos dias, mas nesta segunda-feira (08), a diferença foi muito maior: 28 casos.

No boletim epidemiológico da secretaria estadual da saúde, Jequié registrou 556 casos confirmados. Já a secretaria de saúde do município informou 528. Segue abaixo os dois boletins (clique para ampliar).

Secretaria Municipal de Saúde:

Sesab:

Ainda na noite desta segunda-feira, a reportagem do site Notícias VCA procurou a secretaria de saúde do município, que informou que a diferença entre os dados partiu de um equívoco do Hospital Geral Prado Valadares.

“Foi em função de um equívoco de lançamento dos dados por parte do Hospital Prado Valadares. Todavia, como já eram mais de 16h, os dados já estavam contabilizados e não tinham como ser alterados. Esperamos que essas informações sejam regularizadas, amanhã”, informou.

A reportagem também entrou em contato com a direção do Hospital Prado Valadares, mas não obteve resposta. Em contato com a assessoria de comunicação da Sesab, fomos informados que é de responsabilidade dos municípios a correção das inconsistências.

“Ressalta-se que é de responsabilidade dos municípios a correção das inconsistências verificadas, relativas aos seus municípios, nas bases ministeriais, uma vez que a Vigilância Estadual utiliza os dados informados pelos próprios municípios (prefeituras e unidades de saúde) na base do e-SUS VE. Reiteramos o compromisso em apresentar dados fidedignos ao eliminar as duplicidades das bases nacionais e outros tipos de inconsistências”, informou a nota.

Em contato, mais uma vez, com a secretaria de saúde de Jequié, nossa reportagem foi informada que, no município, o controle do envio desses dados está dividido: tem uma parte da gestão que é municipal (com envio de dados da Vigilância Epidemiológica municipal) e outra parte, da gestão estadual, cujo acesso é feito pela equipe do Hospital Geral Prado Valadares.

“Além dos dados que o município lança, tem os dados que o Prado lança e uma vez lançados pelo Prado, não temos como alterar esses dados”.

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar