ConquistaSaúde

Mais de 22 mil conquistenses já estão imunizados com duas doses da vacina contra a Covid-19

Um dos municípios com melhor desempenho na vacinação contra a Covid-19, Vitória da Conquista já aplicou 98,76% das vacinas enviadas para a 1ª dose e 81,87% da 2ª dose. Estes percentuais equivalem a 54.426 pessoas vacinadas com a 1ª dose e 22. 230 com a 2ª aplicação do imunizante.

Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou a 2ª dose da Oxford/FioCruz para o grupo que recebeu a vacina há 90 dias, que continua nesta sexta-feira, assim como a 1ª dose do mesmo laboratório, para idosos de 62 ou mais. A 2ª dose da CoronaVac/Butantan voltará a ser aplicada tão logo chegue novo lote enviado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A oportunidade da imunização é comemorada por quem já tomou as duas doses, a exemplo de Clemildes Sousa, de 71 anos. Ela e o marido, Valdomiro Sousa, de 81 anos, receberam a 2ª dose na segunda-feira (26). “Estou protegida agora! Estou mais tranquila”, comemorou Clemildes. Já Valdomiro Sousa desejou que todos possam ter a mesma oportunidade: “Que Deus proteja todo mundo, e a gente saia dessa! Que a vacina chegue pra todo mundo, pra gente ficar tranquilo.”

Outro casal que entrou para o grupo de imunizados, Patrícia e Walmick Correia, comentam que se sentem aliviado. Os dois são trabalhadores da saúde e receberam a segunda dose da Oxford, no Cemae. “Eu tive Covid, tive uma forma bem grave da doença. Então a sensação é de alívio, de esperança, a esperança de um futuro melhor lá na frente”, relatou Patrícia.

Gilberto Soares, de 70 anos, festeja a oportunidade de ter sido vacinado e chama a atenção para a necessidade das duas doses para garantir a imunização contra a Covid. “Todo mundo tem que tomar essa vacina! E a segunda dose é mais importante que a primeira ainda”, enfatiza Gilberto, que recebeu uma nova dose da Coronavac também na segunda-feira (26), na quadra poliesportiva da Fainor.

A diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz, lembra que a população deve ficar atenta à data de aprazamento marcada no cartão, para não perder o prazo de tomar a segunda dose. Também é preciso comparecer em um ponto onde está sendo aplicada a vacina do mesmo laboratório que forneceu a primeira dose.

Além disso, ela destaca que as medidas preventivas devem continuar: “Todos os cuidados de higiene pessoal, uso de álcool em gel e distanciamento social devem permanecer, uma vez que a vacina não oferece proteção contra a doença, e sim minimiza seus sintomas, suas formas graves e diminui em muito o risco de morte.”

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar