ConquistaSaúde

Secretaria de saúde de Conquista diz que não houve vacinação com lote vencido no município

Um levantamento baseado no cruzamento de dados do governo federal diz que 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 em cidades do Brasil.

O trabalho dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, foi publicado nesta sexta-feira (2) pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

Os dados apontam que o problema ocorreu com doses de oito lotes da vacina Oxford.

Prefeituras citadas negam o problema e atribuem o achado do levantamento a uma falha dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde disse que todas as doses são enviadas dentro do prazo e que, caso aplicações fora do período ocorram, é preciso passar por uma nova aplicação “respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses”.

Em Vitória da Conquista, o site Notícias VCA solicitou uma posição para a prefeitura, que informou que não houve vacinação com lote vencido.

Confira a nota:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que o lote de vacinas Astra Zeneca/Oxford de número 4120Z – 005, com vencimento em 14 de abril de 2021, foi recebido em Vitória da Conquista no dia 24 de janeiro, tendo sido utilizado antes do vencimento.

Ainda assim, a SMS orienta que, para tirar a dúvida, as pessoas confiram no cartão de vacinação o número do lote e a data em que foram vacinadas

A Diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Ana Maria Ferraz, informa que está sendo averiguado o porquê de o lote mencionado ainda constar no sistema.

Secom, 2 de julho de 2021.

Com informações do G1

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar