Conquista

Ranking mantém Vitória da Conquista com o melhor saneamento do Norte/Nordeste

Vitória da Conquista é considerado, pelo 8º ano consecutivo, o município mais bem saneado na região Norte/Nordeste do Brasil, conforme classificação do Trata Brasil no Ranking do Saneamento 2022 que considera os 100 maiores municípios brasileiros. Os dados são referentes ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2020 publicados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e apontam que 99,40% da área urbana de Vitória da Conquista possui os serviços de abastecimento de água e 92,66% de esgotamento sanitário operados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

De acordo com o Ranking Trata Brasil 2022, Vitória da Conquista está acima da média nacional tanto em abastecimento de água quanto em esgotamento sanitário. Os dados apontam que o fornecimento de água tratada chega a 99,40% das residências da sede municipal ante a média nacional de 93,35% e esgotamento sanitário alcança 92,66% frente ao índice de 50,75% no território nacional. No período de análise dos dados públicos pela ONG Trata Brasil, a Embasa forneceu 17,5 bilhões de litros de água e tratou cerca de 11 milhões de metros cúbicos de esgoto.

No quesito perdas de água na distribuição, Vitória da Conquista registrou 29,96%, índice abaixo da média nacional que é de 40,14% e da meta estabelecida no Contrato de Programa que foi de 31,9% para o ano de 2020. Em 2021 este mesmo indicador caiu para 28,10%. No geral, os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade receberam a nota 8,73%, ocupando a 14ª posição entre os 100 maiores municípios do Brasil. O ranking também incluiu Salvador, Feira de Santana e Camaçari como municípios mais bem saneados do país.

O Ranking do Saneamento Básico é elaborado pelo Instituto Trata Brasil desde 2009, em parceria com a consultoria G.O. Associados, mesma empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista para consultoria e elaboração do Contrato de Programa assinado com a Embasa em 2020.

Para o gerente regional da Embasa, Manoel Marques, a permanência do município como o mais bem saneado do Norte/Nordeste reflete a política de investimentos da empresa e os resultados positivos alcançados mostram que a empresa está no caminho certo. “Neste momento a Embasa está investindo cerca de R$280 milhões para ampliar a capacidade de produção e distribuição de água tratada com a construção da nova barragem do Catolé e a ampliação do sistema de abastecimento. Além disso, estamos realizando melhorias na estação de tratamento de esgoto para garantir que este equipamento siga sendo um dos mais modernos do Norte/Nordeste pelo método lodo ativado, comentou o gestor.

Ascom Embasa

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar