Conquista

Conquista: Prefeita Sheila assina contrato com Faepe para elaboração do projeto de implantação do Polo Têxtil

A prefeita Sheila Lemos assinou, nesta quinta-feira (8), o contrato para o desenvolvimento da metodologia e elaboração do projeto de implantação do Polo Têxtil do Sudoeste da Bahia. A instituição responsável pelos estudos e criação do projeto é a Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa (Faepe).

Nessa primeira etapa, a Faepe e a consultoria responsável pelos trabalhos vão verificar as vocações e potencialidades de cada município da região, apontando em quais locais as indústrias ligadas à cadeia produtiva têxtil podem ser instaladas. Para esta etapa são destinados R$ 1,4 milhão, sendo que R$ 905 mil são da Prefeitura e o restante de empresas da região.

Sheila destacou a importância de fortalecer os municípios da região. “Não adianta Vitória da Conquista crescer sozinha, precisamos crescer juntamente com as cidades do entorno para que tenhamos uma região forte”. Ela explicou que caberá às administrações municipais a atração de empresas para cada cidade. “A instalação das empresas não é uma ação pública, não são os governos que implantarão as indústrias, nós vamos atrair essas indústrias”, reforçou.

O prefeito de Macaúbas, Aloísio Miguel Rebonato, estava presente no ato de assinatura e compartilha da mesma opinião da prefeita. “Esse é um grande legado que a prefeita vai deixar não somente para Vitória da Conquista, mas também para os municípios vizinhos, que terão um grande ganho, principalmente na geração de emprego em todos os níveis, porque nós também temos na universidade pessoas buscando oportunidades de trabalho”.

O consultor e professor Kanji Kato, uma das principais referências da América do Sul na área têxtil, ressaltou que o projeto do Polo Têxtil já nasce com um diferencial. “Temos 50 anos de trabalho no setor têxtil em toda a América do Sul, e para esse projeto de Vitória da Conquista estamos vendo a participação de toda a sociedade: Executivo, Legislativo, empresários e parceiros futuros”, comemorou.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, a previsão é que no primeiro momento após a implantação, o Polo Têxtil gere cerca de oito mil empregos diretos e indiretos. E o presidente da Faepe, Diego Eloy, completou: “A Faepe existe para cuidar da parte social e a melhor maneira é gerando trabalho, emprego, renda e conhecimento para a população”.

Também estavam presentes ao ato de assinatura do contrato, o presidente da Câmara Municipal, Luís Carlos Dudé, os vereadores Nildo Freitas, líder do Governo na Câmara, e Adnilson Pereira, secretários municipais, representantes do Senac, Sebrae e empresários.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar