ConquistaEducação

Mesmo com pandemia, Vitória da Conquista supera meta do Ideb e tem índices superiores a 2019

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na manhã de hoje (16) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) referentes às provas realizadas no ano passado, em todo Brasil, em meio à pandemia.

E a boa notícia é que Vitória da Conquista apresentou evolução nos índices, superando não apenas ao bater a meta, mas ter números superiores aos obtidos no Ideb anterior.

Pelos resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a rede municipal teve melhor desempenho na avaliação do 9º ano do ensino fundamental, com nota 5,6, ante uma meta de 4,5. Em comparação com o Ideb anterior, também houve crescimento, antes o índice tinha sido 4,6, para uma meta de 4,4.

Já nos anos primeiros anos (5º ano), a nota também ficou em 5,6, igual ao da avaliação de 2019 (divulgada em 2020). A meta atual foi estipulada pelo Inep em 5,5 e a de 2019 havia sido 5,2.

A prefeita Sheila Lemos fez questão de ir cumprimentar pessoalmente o secretário de Educação, Edgard Larry, e equipe, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Smed) estendendo os parabéns a todos os profissionais da rede. Segundo a gestora, “estamos diante de uma comprovação do interesse tantos dos nossos profissionais de educação quanto dos nossos alunos”.

“Fico muito feliz por ver o resultado do empenho da secretaria e dos profissionais da educação. O resultado do Ideb sai no mesmo dia em que eu pude anunciar o atendimento de reivindicações importantes dos professores, como a recomposição do interstício salarial, e o governo reafirma o compromisso de valorização dos profissionais e de continuar a investir para darmos uma educação com cada vez mais qualidade aos nossos estudantes”, afirmou Sheila.

Para o secretário Edgard Larry, as notas alcançadas são uma verdadeira prova de superação, diante do cenário de dificuldades imposto pela pandemia. “E a gente comemora muito e aproveita para parabenizara todos os envolvidos e reafirmar nosso compromisso maior com a educação, sob a determinação da nossa prefeita Sheila Lemos, que vem demonstrando enorme sensibilidade com as questões da educação e dando todo apoio aos projetos para que tenham em Vitória da Conquista uma educação que nos orgulhe a todos”, disse Larry.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade do ensino público e privado no país e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho noSistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar