Conquista

Especialista explica virada de tempo em Conquista; frio deve continuar

Nesta quinta-feira (03), Vitória da Conquista amanheceu com a cara do inverno graças à massa de ar fria da Antártica.

Diferente do sol e calor dos últimos dias, a temperatura despencou na cidade somada à garoa que aumenta ainda mais a sensação de frio. Esse é uma das características do fenômeno La Niña, que está provocando uma onda de frio no final da primavera.

“O corredor de umidade gerado nas regiões equatoriais, passando pelas áreas úmidas amazônicas, trazem grandes volumes de chuvas que precipitam formando uma grande faixa em direção oeste – leste do país, que se deslocam agora levemente para o norte. A cidade de Vitória da Conquista está nessa trajetória, o que explica a queda brusca das temperaturas fora de hora, apesar do mês de novembro ser tradicionalmente quente e úmido. Como a frente fria tem baixa umidade e a cidade está localizada em região de altitude e, portanto, por causa disso, também de baixa umidade, a soma desses fatores reduz a possibilidade de chuvas volumosas, pelo menos no momento”, explicou o professor especialista em Climatologia da Uesb, Rosalve Lucas.

O professor acrescentou que em Conquista o frio permanecer por pouco tempo e a previsão é que não haja muita chuva, mas deve passar da quantidade esperada para novembro. “A média esperada para o mês é de 124,5mm, o que devemos ultrapassar essa média, principalmente por causa do Fenômeno Extremo La Niña”, completou.

Em relação às temperaturas, a previsão é que as mínimas sejam de 11 graus até o fim de semana.

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar