Conquista

Conquista: Complexo de Escuta Protegida recebe visita histórica do casal real da Suécia

O Complexo de Escuta Protegida recebeu, nesta terça-feira (8), a visita histórica do casal real da Suécia, rei Carl XVI Gustaf e rainha Silvia. Acompanhadas pela prefeita Sheila Lemos e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, as majestades conheceram o equipamento voltado à tomada do depoimento especial das crianças e adolescentes que sofreram ou testemunharam algum tipo de violência, conforme a Lei Federal nº 14.341/2017.

Em funcionamento há um ano e o primeiro do Nordeste voltado para esta finalidade, o Complexo de Escuta Protegida de Vitória da Conquista foi implantado pela Prefeitura, com a parceria da Childhood Brasil. A entidade é um braço da World Childhood Foundation, criada pela rainha Silvia, com o objetivo de proteger a infância e a adolescência do abuso, da violência e exploração sexual.

Na ocasião, os visitantes reais conheceram não só as instalações do Complexo, mas também do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além disso, eles conversaram com os profissionais que atuam nestes órgãos, bem como com autoridades do sistema de justiça baiano, a respeito do trabalho desenvolvido no local e que contabiliza 94 audiências realizadas até o momento. A visita também foi acompanhada por gestores municipais e vereadores.

“Saio muito satisfeita dessa visita. Venho acompanhando, ainda que à distância, os excelentes resultados da nossa parceria. Fico feliz em ver e saber que esse espaço responde a uma preocupação que tenho ao refletir no atendimento das crianças vitimadas pela violência e que devem ser protegidas durante todo o percurso do atendimento. Hoje, entendi que é possível que o sistema de política pública, segurança e justiça atuem como um único sistema protegendo integralmente crianças e jovens”, declarou a rainha.

Para a prefeita Sheila Lemos foi uma honra receber as majestades para que vissem de perto o trabalho que faz de Conquista referência nacional. “É uma honra imensa tê-los aqui. A visita de suas majestades certamente escreve um novo capítulo de nossa história a demonstrar para o Brasil e para o mundo que, em Vitória da Conquista, construímos exemplos, temos ações importantes que podem ser seguidas e das quais podemos nos orgulhar. Esse Complexo de Escuta Protegida é uma marca e representação do nosso cuidado com crianças e adolescentes do nosso município. E vamos seguir com esse cuidado”, assegurou a anfitriã.

Ainda durante o pronunciamento, a prefeita reconheceu e agradeceu as parcerias estabelecidas com a Childhood e os diferentes órgãos do Poder Judiciário da Bahia para a implantação do equipamento. Sheila também enalteceu o saudoso prefeito Herzem Gusmão, “que coragem e sensibilidade entendeu a proposta e autorizou os investimentos necessários para a concretização do complexo” e a então vice-prefeita Irma Lemos, que era secretária de Desenvolvimento Social na primeira fase de implantação do órgão.

Uma das principais contribuições do Complexo de Escuta Protegida é o fim da chamada revitimização, quando a vítima ou testemunha tem que dar o depoimento mais de uma vez aos órgãos de proteção e justiça, algumas vezes até na presença do agressor. “Que bom que aqui a realidade está mudando. A prova é esse complexo que acabamos de conhecer. Vitória da Conquista hoje é um farol que ilumina o caminho para o futuro e mostra para os demais municípios que é, sim, possível que haja um município que não revitimiza suas crianças. Sonho que Vitória da Conquista seja o primeiro de muitos municípios livres da violência infantil no país”, enfatizou a presidente do Conselho Deliberativo da Childhood Brasil, Rosana Camargo.

Segundo o secretário Michael Farias, o Complexo de Escuta Protegida representa o novo ciclo que a gente inicia na proteção à infância e adolescência em Vitória da Conquista e o próximo passo é materializar uma nova cultura de prevenção, de modo a diminuir os indicadores negativos de violência a crianças e adolescentes e preparar cada um dos órgãos da rede de proteção para atuarem de forma protetiva e não revitimizante.

Homenagens – Em agradecimento à visita, o casal real recebeu da prefeita Sheila Lemos uma flâmula, confeccionada numa parceria entre a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e a equipe da artista plástica, Cleide Nágida, simbolizando a relação estabelecida entre Vitória da Conquista e a Suécia desde o início da instalação do equipamento. Além disso, a prefeita entregou uma obra de arte denominada festa no interior, pintada em 1° de abril de 1990, de autoria do artista conquistense Adelson Filadelfo do Prado (in memorian).

O gesto foi retribuído pela rainha Silvia e o ato foi encerrado com o descerramento da placa que documentou a visita da realeza.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar