Conquista

Inmet emite dois alertas de chuva para Vitória da Conquista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuva para Vitória da Conquista, nesta quarta-feira (16). Um deles é o alerta amarelo, com perigo potencial de previsão de chuvas intensas, e o alerta laranja, que é de perigo, e prevê acumulado de chuva.

De acordo com a Defesa Civil do município, Vitória da Conquista está em área de convergência das duas situações. Segundo informações do Inmet, o alerta amarelo prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Já o alerta laranja prevê chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Os alertas são válidos até as 10h desta sexta-feira (17).

“Sobre as consequências, elas seguirão o índice pluviométrico. Quanto maior o índice, maior pode ser o dano”, disse o engenheiro da Defesa Civil, João Gabriel Santos. Mas apesar do alerta duplo, o engenheiro acrescentou que não há previsão para chuvas intensas como as que ocorreram no final do ano passado. “De acordo com informações da equipe responsável pela Estação Meteorológica da Uesb (ESMET), apesar dos alertas, não enfrentaremos situação igual a do ano passado, e sim mais tranquila”, pontuou.

Em caso de deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, a Defesa Civil pode ser acionada por meio do número 199. O órgão funciona 24 horas por dia para atender a população.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar