Conquista

Conquista: Prefeitura vistoria localidades rurais atingidas pelas chuvas; monitoramento continua nesta segunda

Em virtude do grande volume de chuvas dos últimos dias, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Defesa Civil e de representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Rural, Infraestrutura Urbana, Deserg e Gabinete Civil, realizou vistoria em diversas localidades da zona rural durante todo este domingo (27). Apesar do alagamento em algumas áreas, as equipes não registraram situação de risco para as famílias.

Em São João da Vitória (Batuque), onde o quantitativo de chuvas chegou a 100 milímetros, algumas casas foram invadidas pela água. O coordenador do Deserg, Lucas Batista, explicou que o problema se deu por causa de uma drenagem feita de forma incorreta em uma área particular. “Já acionamos as secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura para tomar as medidas necessárias e assim reduzir o impacto das águas para a população”, disse.

Além disso, as casas atingidas em consequência dessa drenagem receberam visitas de técnicos da Defesa Civil, que avaliaram a infraestrutura, e da Secretaria de Desenvolvimento Social, para cadastro dos estragos e perdas das famílias visando organizar as ações de ajuda. A coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, enfatizou que nenhuma família está desabrigada. “Visitamos 14 casas e só teve um desalojado por vontade própria de sair da casa, porque não tem risco, pois foi uma questão de alagamento que se normalizou depois que a água escoou”.

Moradora de São João da Vitória há cinco anos, a dona de casa Zildiane Rodrigues destacou a iniciativa da Prefeitura. “É bom esse trabalho que está sendo realizado aqui e estamos vendo que está sendo feito com responsabilidade e para nos ajudar”, declarou.

O monitoramento também foi realizado em povoados do distrito de Inhobim, entre eles, na comunidade remanescente quilombola Barreiro, onde, no ano passado, dezenas de famílias ficaram isoladas por causa da cheia do Rio Pardo e precisaram ser resgatadas de helicóptero. “No momento a gente observa que a situação está tranquila, mas seguimos com o trabalho de vistoria e ações preventivas”, lembrou Lucas Batista.

Em Iguá, ações preventivas começam a ser executadas nesta segunda-feira (28). Na barragem do povoado do Tesoureiro, por exemplo, serviços serão realizados para aumentar a vazão das águas. “Essa barragem rompeu com as chuvas do ano passado e justamente por isso vamos aumentar a drenagem e evitar problemas futuros”, concluiu Lucas.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar