Sudoeste

Vídeo: Moradores de Encruzilhada fazem manifestação contra a qualidade da água

Moradores do município de Encruzilhada fizeram uma manifestação nessa quarta-feira (25), em frente ao prédio da Embasa, para protestar.

Com cartazes, apitos e som, o grupo de moradores foi manifestar contra a água distribuída pela empresa no município. Eles dizem que além da cor, a água tem cheiro forte. Além disso, segundo a Vigilância Sanitária, a água está com os parâmetros microbiológicos acima do permitido. Depois da manifestação, eles foram conversar com representantes da Embasa.

Há cerca de duas semanas, moradores do município entraram em contato com a nossa reportagem para mostrar a coloração da água que tem sido distribuída nas casas. Na ocasião, eles informaram que a água estava com cheiro ruim e provocava coceira na pele.

A nossa reportagem solicitou um posicionamento da Embasa, que informou que “encontra-se dentro dos padrões de potabilidade após ocorrências operacionais ocorridas no período de intensas chuvas na região, imediatamente corrigidas com alterações no tratamento que garantiram a continuidade da qualidade da água distribuída.”

Confira a posição completa abaixo:

A Embasa informa que a água fornecida pelo sistema de abastecimento de Encruzilhada encontra-se dentro dos padrões de potabilidade após ocorrências operacionais ocorridas no período de intensas chuvas na região, imediatamente corrigidas com alterações no tratamento que garantiram a continuidade da qualidade da água distribuída. Informa também que, em reunião com a Vigilância Sanitária do município, propôs coleta conjunta de amostras da água distribuída na cidade para novas análises, mas a proposta foi rejeitada pelos funcionários do órgão de saúde.
A Embasa ressalta ainda que a água fornecida em sua área de operação é submetida a rigoroso controle de qualidade nos laboratórios da empresa e os resultados, que são documentos públicos e à disposição da comunidade, atendem aos parâmetros de potabilidade da Portaria de Consolidação nº 5/2017 – Anexo XX – alterado pela Portaria GM/MS nº 888/2021.
Em caso de observação de alguma alteração nas características da água distribuída, os moradores devem acionar a Embasa pelo teleatendimento gratuito 0800-0555195, pela Agência Virtual (Aplicativo e Site), pelo telefone do Escritório Local (77)3439-2150 ou ainda pelo Whatsapp no número (71) 99717-0999.

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar