Conquista

Conquista: Prefeita Sheila Lemos acompanha início da revitalização da Lagoa das Bateias

A prefeita Sheila Lemos autorizou hoje (3), pessoalmente, o início de um grande mutirão de limpeza do Parque da Lagoa das Bateias, situado na Zona Oeste. Com a ordem de serviço da gestora cerca de 100 trabalhadores, auxiliados por tratores, trinchas, uma pá-carregadeira e caçambas, vão limpar uma área de 530 mil m².

A intervenção que começou nesta sexta-feira é a primeira etapa da revitalização do parque e envolve as secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Meio Ambiente (Semma) e Serviços Públicos (Sesep), com apoio do Deserg e da Guarda Municipal.

“É uma obra muito esperada por Vitória da Conquista, pela Zona Oeste, e nós cansamos de esperar pela tão sonhada revitalização que o Governo do Estado prometeu. Então, decidimos fazer com os recursos que dispomos”, disse a prefeita. A gestora destacou que além do grande mutirão de limpeza, a Prefeitura vai limpar o espelho d´água, melhorar a ciclovia na calçada de caminhada, melhorar as quadras, os quiosques, colocar mais equipamentos de lazer, pista de skate.

“Vamos trazer equipamentos de esporte e lazer para a Lagoa das Bateias, porque a população merece. Esse espaço aqui é muito bonito, o espaço é maravilhoso e precisa ser melhor aproveitado”, acrescentou Sheila.

A primeira etapa do serviço será realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep). O secretário Kairan Rocha esclareceu que estão sendo realizados os serviços de roçagem, capina, varrição e limpeza geral. “A gente vai fazer isso até onde se inicia a água da lagoa. A meta é que a gente consiga finalizar toda essa limpeza da parte seca no tempo de uma a duas semanas, para que as máquinas consigam iniciar a limpeza das taboas”, explicou.

O secretário Jackson Yoshiura, a Seinfra, destacou que a secretaria já está trabalhando no projeto de revitalização de toda a infraestrutura da Lagoa, com todos os estudos e topografia. “A gente está fazendo todas as análises, a análise do solo, por exemplo, para avaliar também a instalação de possíveis equipamentos e conseguir oferecer muito mais conforto à população dessa região”, disse.

Por se tratar de um parque de preservação ambiental, mesmo em área urbana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) participa de todas as etapas da ação. Ela está envolvida com o levantamento da fauna e da flora, do resgate de animais, além do transporte para o Cetas. “A gente vai acompanhar o tempo todo para o caso de ter um animal retirado, porque aqui tem muitas aves, por ser rota migratória; nós temos répteis, cobras, então a gente tem que ter todo um trabalho conjunto aqui para conseguir controlar, se ocorrer algum dano, se algum animal for machucado de alguma forma”, esclareceu a secretária Ana Cláudia.

Comunidade comemora
Moradores e pedestres que faziam caminhada no Parque Lagoa das Bateias no momento do início do mutirão comemoraram o anúncio de revitalização do espaço, considerado uma das mais importantes áreas de lazer da Zona Oeste.

Augusto Alves Silva é um deles. “De vez em quando eu caminho aqui, porque é um lugar tranquilo e a gente fica à vontade e em segurança. Esse serviço que está sendo feito aqui vai ficar muito bom, vai devolver à lagoa toda a beleza que ela tem”, comemorou.

Outro que se alegrou com o início dos trabalhos foi Wilson Silva Leal, conhecido como Galego da Lagoa. “Se revitalizar mesmo a Lagoa das Bateias, e eu creio que isso vai acontecer, vai ser muito bom para o lado de cá, porque a Lagoa das Bateias é o coração do lado Oeste, aqui do lado da gente. Muitas pessoas vêm fazer caminhada, vender muitos produtos… Vai ser muito bom mesmo pro lado de cá”.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar