Conquista

Conquista: Prefeitura e Atakarejo discutem intervenções no trânsito com chegada da nova loja na cidade

A implantação de uma unidade da rede Atakarejo no terreno da antiga AABB, entre a Avenida Olívia Flores e a Rosa Cruz, resultará em grande alteração no tráfego de veículos naquela área, em especial na Rosa Cruz. E a adaptação estrutural na área é uma das condicionantes para que o empreendimento possa ser aprovado.

Para discutir esses ajustes, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), órgão responsável pela liberação do alvará para a construção, recebeu representantes da empresa, na tarde de ontem (12). Da reunião participaram o secretário da Seinfra, Jackson Yoshiura; os gerentes de licenciamento e de projetos do Atakarejo, Luiz Paulo Oliveira e Paulo Gama, respectivamente; o coordenador de Trânsito da Secretaria de e Mobilidade Urbana (Semob), Tiago Barros, e assessores das duas secretarias.

O supermercado será construído na área do antigo clube da AABB, no cruzamento das avenidas Rosa Cruz e Olívia Flores. A estrutura prevê uma área construída de 13.390 metros quadrados e 250 vagas de estacionamento, totalizando um espaço de 14.500 metros quadrados. Com investimento de mais de R$ 70 milhões, o empreendimento deve gerar 700 vagas de empregos diretos e 1.500 indiretos.

Segundo o secretário Jackson Yoshiura, o Atakarejo já vinha realizando tratativas com a Seinfra para elaborar o projeto da loja de Vitória da Conquista acordo com o Código Municipal de Obras, por isso nhá poucas pendências para ajustes. A previsão é que em cerca de 15 dias, seja liberada a licença ambiental e emitido o alvará provisório da obra.

O titular da Seinfra explicou que a empresa fará as modificações necessárias na Rosa Cruz, desde a rótula na altura do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, até o encontro com a Avenida Presidente Vargas. Segundo Jackson, as intervenções vão permitir maior fluidez do que se registra hoje na vida e assegurar o tráfego dos veículos de cargas da empresa, sem comprometer o trânsito normal na Rosa Cruz.

“Desde o início da Rosa Cruz, a obra que será realizada vai garantir que por toda a avenida dois veículos possam passar ao mesmo tempo, sem gargalos. E no trecho a partir da AABB, onde será construída a loja, na parte que será mais impactada pelo empreendimento, as intervenções visarão permitir que os veículos que abastecerão a unidade possam chegar e sair sem qualquer comprometimento do tráfego de outros veículos”, esclareceu Jackson.

O secretário explicou que a empresa está seguindo todas as determinações da legislação municipal e que nas próximas semanas será detalhado exatamente o que será feito em termos de modificação na estrutura viária da área. “Os veículos que abastecerão a loja chegarão à Rosa Cruz pela Avenida Presidente Vargas, vindo pelo Anel Viário, e não circularão nas ruas do bairro, entrarão e sairão pelo mesmo lugar e manobrarão dentro do pátio, que foi dimensionado com essa exigência da Prefeitura”, complementou Jackson.

Os impactos do supermercado no trânsito na região também estão sendo avaliados. “É um empreendimento que atrai tráfego, então a gente avalia todas as possibilidades e medidas mitigatórias a serem implantadas a fim de minimizar os conflitos que vão ter no local. É uma via que já tem fluxo intenso, tanto na Rosa Cruz, quanto na Olívia Flores, já tem uma área de conflito lá. E a gente busca, em conjunto com o que o empreendimento vai trazer, agregar soluções para o tráfego no local, garantindo tanto a segurança do pedestre, quanto dos veículos que circulam no trecho”, explicou o coordenador municipal de Trânsito, Tiago Barros.

O gerente de Licenciamento da Rede Atakarejo, Luiz Paulo Oliveira, falou sobre o entusiasmo na instalação da unidade conquistense e elogiou a recepção da administração municipal. “No próximo ano, no primeiro trimestre, a gente já deve fazer a inauguração dessa obra. A Seinfra nos surpreendeu pela organização e disposição com o empresário, sempre muito solícitos e abertos, até na parte de negociação para que o empreendimento de fato seja viável”, destacou.

Também participaram da reunião, o coordenador municipal de Urbanismo, Thiago Baleeiro, e o assessor especial da Semob, Vinícius Sidarta.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar