ConquistaEducaçãoPolícia

Conquista: Plano de segurança nas escolas municipais inclui aumento do efetivo da Guarda, botão do pânico e psicólogos e assistentes sociais

A segurança nas escolas da rede municipal continua sendo prioridade para a Prefeitura de Vitória da Conquista e foi o assunto de reunião entre o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, e comandante da Guarda Municipal (GM), Cristovão Lemos, nesta seta-feira (14). Os dois discutiram a intensificação e melhoria da segurança nas escolas, considerando, especialmente, as ameaças postas em redes sociais por todo o Brasil.

O comandante da GM destacou o plano de segurança estratégico desenvolvido pelo Grupo de Ronda Escolar (GRE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). “Nós desencadeamos o plano operacional em caráter de urgência, na segunda-feira (10) e estamos ampliando e intensificando a nossa atuação”, disse Lemos. Ele esclareceu que aumentou o efetivo de 12 para 36 guardas e as viaturas foram de três para sete somente para agir em torno do ambiente escolar.

A ideia é estender o serviço à zona rural, com aumento de mais uma viatura. “Nas escolas mais críticas teremos um guarda fixo. Continuaremos com o trabalho preventivo ao redor das unidades. Também vamos trabalhar a parte de conscientização do corpo docente e discente. Há muita fake news trazendo um ambiente desconfortável para a escola e para a comunidade como um todo”.

O secretário Edgard Larry informou que a Smed já está iniciando os estudos para a implantação do serviço de vídeomonitoramento em todas as unidades da rede. “A GM tem um espaço em que poderia ficar a nossa central. Além disso vamos pensar na ideia do botão de pânico. Durante a ocorrência, o botão acionaria a GM, que, analisando a situação, vai ao local, ou aciona as Polícias Militar ou Civil”.

Outra medida a ser adotada é contar com o trabalho de psicólogos e assistentes sociais. “Assim estaremos atuando não apenas na consequência, mas também na causa do problema. Será intersetorial com a Saúde e Desenvolvimento Social, ou contrataremos profissionais para nos ajudar”, disse Larry.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar