ConquistaSaúde

Conquista: Hospital Afrânio Peixoto sedia Seminário de Prevenção e Combate aos Assédios Moral e Sexual

O Hospital Afrânio Peixoto (HAP), em Vitória da Conquista, sediou na última terça-feira (25), o Seminário de Prevenção e Combate aos Assédios Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho.

O Governo da Bahia junto à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) tem adotado diversas políticas e medidas para prevenir e coibir o assédio moral e o assédio sexual nos ambientes de trabalho. Essas ações são essenciais para garantir um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e livre de violência e discriminação.

O seminário contou com a participação de membros da Corregedoria e Ouvidoria da Saúde do Estado da Bahia, bem como representante do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast) do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC).

As palestras foram bem recebidas pelos mais de 60 servidores que conheceram o serviço do Núcleo de Prevenção e Combate aos Assédios da Sesab, que é uma iniciativa da gestão pública voltada para o enfrentamento de situações de violência desses tipos de assédios dentro do ambiente de trabalho.

Os impactos do assédio sexual e do assédio moral no ambiente de trabalho são devastadores. As vítimas muitas vezes se sentem desamparadas e isoladas, o que pode levar à perda de confiança em si mesmas, distúrbios emocionais e até ao afastamento do mercado de trabalho.

Foi esclarecido que, para garantir a efetividade na prevenção, detecção e punição dos casos de assédio, o Núcleo conta com diversas ações estratégicas. A primeira delas é a disponibilização de canais de denúncia – o que é importante para que as vítimas se sintam seguras para relatar as situações de violência sofridas. Os canais podem ser acessados de maneira sigilosa e garantem a confidencialidade dos denunciantes.

“O seminário foi um sucesso!”, declarou Karine Borges, Coordenadora Administrativa do HAP. “Receber a Corregedoria da Saúde na nossa unidade para tratar de Assédio Moral e Sexual foi de extrema importância, pois, além de capacitar a equipe dos mais de 60 profissionais que inicialmente participaram, fomentou uma rede de multiplicadores que com certeza serão disseminadores dos conhecimentos apreendidos”.

Ascom Sesab

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar