Conquista

Conquista: Prefeitura realiza ação educativa com vendedores de fogos de artifício

Para garantir a tradição de soltar fogos nos festejos juninos de forma segura, a Prefeitura de Vitória da Conquista por meio da Defesa Civil e Secretaria de Serviços Públicos, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou fiscalização educativa para orientação dos comerciantes de fogos, neste sábado, 17 de junho.

A ação foi definida durante reunião ocorrida na ultima quinta-feira, 15 de junho, e está dentro do que preconiza 0 Decreto Estadual 12.163 de 2010 . O objetivo é a orientação quanto às irregularidades neste comércio, sobretudo em regiões que há grande fluxo de pedestres e em local inadequado, como o centro comercial da cidade, onde o fluxo de pessoas é alto no mês de junho.

Segundo o engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz, a tradição de soltar fogos deve ser realizada de forma segura e cabe aos órgãos públicos garantir que as normas de vendas destes produtos sejam cumpridas. “A ronda de hoje é educativa, estamos no centro orientando junto com os outros órgãos, explicando que venda de fogos não é permitida nestes espaços e que os ambulantes não têm autorização para este tipo de comércio”, explicou Gabriel.

A técnica da gerência de Posturas da Sesep, Nágila Rodrigues dos Santos, explica que este primeiro momento é de orientação, mas que a partir da segunda-feira, 18 de junho, o comercio de fogos por ambulantes não será permitido. “A ocupação de solo aqui no centro comercial é proibida para este tipo de comércio. Hoje estamos fazendo uma prevenção com eles, informando, a partir de segunda iremos retirar com a ajuda dos órgão de segurança”, salientou Nágila.

A ronda educativa também passou pela feira de fogos, que está funcionando nas proximidades da Avenida Juracy Magalhães, perto do supermercado Atakarejo.

Participando da ação, o Corpo de Bombeiro orienta a população a comprar fogos em locais seguros. “Nós do Corpo de Bombeiros temos por obrigação fazer a fiscalização de edificações que comercializam fogos de artifício e hoje estamos, em parceria com a Prefeitura, nesta ação, verificando a regularização destas empresas que estão vendendo fogos. Nosso papel é promover a comercialização segura, verificar as instalações e equipamentos contra incêndio e pânico” ressaltou o soldado Mateus Amorim.

Para a presidente da Associação de Vendedores de Fogos de Vitória da Conquista, Tayná Rodrigues Campos Andrade, comerciante de fogos há 13 anos, a ação de fiscalização da Prefeitura é fundamental para a segurança de todos, vendedores e clientes. “Este ano, a Prefeitura deu um suporte muito grande para gente, desburocratizando e agilizando a parte documental dos alvarás. E esse educativo aqui hoje é uma forma de demostrar o cuidado da Prefeitura com a população e garante que a tradição continue de forma segura”, declarou Tayná.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar