Conquista

Vitória da Conquista: ainda há milhares de eleitores sem dados biométricos cadastrados

O terceiro maior colégio eleitoral da Bahia conta, atualmente, com cerca de 252 mil cidadãos aptos a votar. No entanto, 22 mil desses eleitores ainda não possuem seus dados biométricos cadastrados, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso se deve ao fato de que esses eleitores solicitaram o título durante o período da pandemia, quando a coleta de informações biométricas estava temporariamente suspensa.

Para solucionar esse problema, os cartórios eleitorais de Vitória da Conquista retomaram a realização da biometria no dia 20 de março. Porém, nos últimos três meses, apenas 600 eleitores compareceram para fazer a coleta biométrica, o que representa 2,7% do total necessário.

Visando a facilitar o atendimento ao público, o Fórum Eleitoral de Vitória da Conquista disponibiliza a opção de agendamento, permitindo que os eleitores sejam atendidos com hora marcada. Além disso, também é oferecido atendimento sem agendamento.

Apesar da facilidade oferecida, somente 30% da capacidade de atendimento está sendo utilizada, por causa da baixa procura. Isso reforça a importância de o cidadão não deixar para o último momento a regularização junto à Justiça Eleitoral, evitando as tradicionais filas de anos de eleições.

Os interessados em agendar atendimento devem acessar o site agendamento.tre-ba.jus.br/agendamento. O prazo para tirar, regularizar ou transferir o título é até o dia 8 de maio de 2024.

Quitação de débitos eleitorais
Os eleitores que desejam apenas pagar multas eleitorais têm a opção de realizar o procedimento de forma rápida e prática pela internet, acessando o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou utilizando o aplicativo e-Título. O valor da multa é de R$ 3,51 por turno de eleição.

É importante ressaltar que o pagamento das multas pode ser realizado por meio do PIX, sem a necessidade de imprimir guias em papel. Além disso, os eleitores também têm a opção de pagar via internet banking. No entanto, o pagamento na rede bancária deve ser feito exclusivamente no Banco do Brasil.

Após o pagamento, a baixa do débito no Cadastro Eleitoral ocorrerá a partir de dois dias úteis, sem a necessidade de comparecimento do eleitor ao cartório eleitoral. Caso o eleitor tenha urgência em obter a certidão de quitação para fins de passaporte, emprego, matrícula em curso ou outras finalidades, é recomendado entrar em contato com o cartório eleitoral, para agilizar o processo de quitação de multas.

Título Net
No caso de regularização de título cancelado ou transferência de título, os eleitores que já possuem biometria cadastrada e válida e não precisam alterar o nome no Cadastro Eleitoral podem fazer o requerimento via internet, por meio do Título Net. Porém, para quem vai tirar o primeiro título ou ainda não cadastrou a biometria, é necessário comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral.

Para realizar serem atendidos no Fórum Eleitoral, os eleitores devem apresentar um documento oficial de identificação e um comprovante de residência. O horário de atendimento no Fórum Eleitoral de Vitória da Conquista é das 8h às 13h.

Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, os contatos dos cartórios eleitorais (telefone e WhatsApp) são:
• 39ª Zona: 3424-6260
• 40ª Zona: 3422-4606
• 41ª Zona: 3424-6214

Para acessar informações adicionais, o site do TRE-BA é o www.tre-ba.jus.br.

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar