Sem categoria

Primavera meteorológica já começou; o que esperar do tempo até novembro

A primavera começa oficialmente apenas em 23 de setembro às 03h50 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro, mas a estação meteorológica de mesmo nome já teve início desde a última sexta-feira (01/09). Como isso é possível?
Isso ocorre por causa de dois conceitos diferentes: as estações astronômicas e meteorológicas. Simplificando, dá para dizer que:

As estações astronômicas são aquelas que aprendemos na escola, definidas pela posição da Terra em relação ao Sol.

Já as meteorológicas ou climáticas são aquelas estações que sentimos na prática, definidas pelo ciclo anual de temperatura e por datas precisas.

Tudo isso acontece porque astrônomos e outros pesquisadores usam pontos na órbita da Terra ao redor do Sol para definir as mudanças entre diferentes estações. Ou seja, eles utilizam as datas dos solstícios (em torno de 21 de dezembro e 21 de junho) e dos equinócios (em torno de 20 de março e 22 de setembro) para indicar as estações.

E como vai ficar o tempo?
Pronto, entendida a diferença vamos agora ao prognóstico do tempo, elaborado a pedido do g1 pelo meteorologista Bruno Kabke Bainy, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp.

Ele destaca 5 principais pontos:
teremos meses (setembro-novembro) com características típicas de El Niño;
nesse período, as secas vão se concentrar mais no Nordeste e Norte do país, embora repercutam um pouco no Centro-Oeste e Sudeste;
mais chuvas excessivas na região Sul;
uma incerteza sobre o prognóstico de chuva na faixa que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso;
e, de forma geral, um quadro de temperaturas mais altas em todo o território nacional.

De acordo com o especialista, as temperaturas deverão ficar acima da média em grande parte do país, com exceção do Sul, que pode ter um pouco mais de chuva.
Isso significa que podemos esperar mais calor e menos frentes frias ao longo dos próximos meses. No entanto, ainda pode haver alguns dias mais gelados de vez em quando, mas eles não devem ser tão intensos ou longos.

Previsão para setembro:

Regiões Norte e Nordeste: Espera-se chuva próxima ou um pouco abaixo da média, com menos de 40 mm de chuva no interior do Nordeste e na parte leste da região amazônica. Mas na costa leste do Nordeste e oeste da Região Norte, pode chover mais de 50 mm. Com informações do G1

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar