Conquista

Conquista: Prefeitura já retirou quase 50% da vegetação aquática da Lagoa das Bateias

A requalificação do Parque da Lagoa das Bateias se aproxima do percentual de 50% do cronograma de retirada da vegetação aquática. Antes do início da intervenção, as taboas cobriam quase todo o espelho d’água. Agora, resta apenas metade dela, na área mais próxima do bairro Santa Cruz, e a lagoa se tornou um dos principais atrativos para os frequentadores do local.

Permissionária de um dos quiosques existentes no parque, a comerciante Noélia Dias da Silva, 65 anos, já identificou uma maior frequência de visitantes à medida em que o serviço de requalificação foi avançando. “Assim que a água apareceu, o povo começou a frequentar, também. E está muito bom”, comemorou ela, enquanto observava o trabalho da equipe do Deserg, setor vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

“Até aniversários e piqueniques as pessoas estão fazendo”, disse Noélia, que mora no bairro Santa Helena e trabalha no quiosque desde que o Parque da Lagoa das Bateias foi inaugurado, há mais de quinze anos. “Esperei muitos anos por esse momento”, afirmou.

Noélia da Silva, comerciante: “Assim que a água apareceu, o povo começou a frequentar”

Enquanto planeja a retirada do restante da vegetação, a equipe do Deserg também já se organiza para iniciar a etapa seguinte do projeto. “Já vamos entrar, agora, na requalificação da parte de infraestrutura. E acredito que, nos próximos quinze dias, a gente deve estar partindo para o outro lado, que é o lado do Santa Cruz”, informa o coordenador do Deserg, Lucas Batista.

Segundo Lucas, o projeto de requalificação do Parque da Lagoa das Bateias deverá ser apresentado oficialmente à população pela prefeita Sheila Lemos durante a programação dedicada ao aniversário de Vitória da Conquista, celebrado em 9 de novembro.

Intervenção continua

Com uma média de 12 trabalhadores por dia, durante a semana, e ampliando a equipe para 30 servidores nos finais de semana, o Governo Municipal se prepara para iniciar a próxima etapa, que envolve a recuperação dos parques, da quadra, dos campos e do museu, além da ciclovia, do calçadão e dos quiosques. De acordo com o projeto, outros equipamentos de lazer também serão acrescentados ao parque, que ocupa uma área total de 503 mil metros quadrados.

Além da Seinfra, que participa dos estudos e da topografia e mobiliza a equipe do Deserg para o trabalho, a iniciativa conta com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), cujos técnicos se ocupam do levantamento sobre a fauna e a flora do parque – e, quando necessário, providenciam o resgate de animais e o transporte destes para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde os bichos recebem os devidos cuidados e, em seguida, são devolvidos ao local de origem.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar