ConquistaSaúde

Conquista: Facilita Saúde é inaugurado com diversos serviços de atendimento ao público

A Prefeitura de Vitória da Conquista inaugurou, oficialmente, na manhã desta terça-feira (10), a sede do Facilita Saúde, que agora reúne, em um único espaço, a Central de Regulação, Farmácia da Família II, Tratamento Fora do Domicílio (TFD), setor de AIH/APAC, mais uma unidade do cartão SUS, além do laboratório de entomologia do Centro de Controle de Endemias.

Na cerimônia de inauguração, a prefeita Sheila Lemos destacou que o novo equipamento vai facilitar o acesso das pessoas a esses serviços, que antes precisavam se deslocar a vários locais para resolver questões relacionadas à saúde, gastando tempo e transporte. “É muito importante para as pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SMS) na nossa cidade, ter um único local para que possam resolver suas demandas e o Facilita Saúde é isso. O que nós queremos é resolver a saúde pública, dar dignidade aos servidores para trabalharem e também à população, que será atendida como merece”, afirmou a gestora.

Salustina Neto, 56 anos, moradora do distrito de São Sebastião, retira periodicamente o medicamento de sua mãe na Farmácia da Família II e hoje disse ter tido uma grata surpresa ao chegar no novo local do serviço. “Eu amei! Eu cheguei hoje lá, onde era a farmácia, e vi o aviso que tinha mudado de lugar. Quando cheguei aqui, fiquei impressionada. É bom demais, tem mais espaço, fica mais confortável pra gente, o atendimento ainda melhor, apesar de que lá já atendia muito bem”, relatou ela.

Quem também gostou do Facilita Saúde foi Zenaide Amaral, 57 anos, moradora do Vila Serrana, que buscava atendimento na Central de Regulação. “Ficou bem melhor do que a outra central, lá era muito apertado e quente, sem espaço pra sentar. Aqui tem muito espaço, fica todo mundo à vontade, tem até pátio pra sentar ali fora. Achei o espaço muito bom, o atendimento está ótimo e realmente facilitou pra todos, a gente não vai precisar deslocar para outros lugares, pegar mais ônibus. Gostei muito!”, afirmou ela.

Servidor da Prefeitura há 28 anos, Artur Mendes, que atua na Central de Regulação, afirmou que a antiga sede do serviço era pequena e não comportava, adequadamente, a equipe e os pacientes, e disse que o novo local de trabalho está aprovado. “Para nós é um privilégio muito grande. Sinceramente, dentro desses 28 anos de Prefeitura, 23 anos só na Central, nós demos um passo para melhor e eu creio que, de agora em diante, vai melhorar ainda mais, porque o nosso setor de trabalho merece”, ressaltou Artur.

O Facilita tem uma área total de 4.045 metros quadrados e está localizado num ponto estratégico do Centro da cidade, a poucos metros da Estação Transbordo Herzem Gusmão e das paradas de ônibus da zona rural.

“As pessoas não precisam mais ir somente à Zona Oeste pra atualizar o cartão SUS, depois voltar pra Central de Marcação, descer para o TFD, fazer vários movimentos, porque hoje está tudo concentrado em um lugar só. A gente sabe que vamos ter um fluxo alto de pessoas, mas vamos trabalhar duro pra que possamos melhorar, cada vez mais, o atendimento para a nossa população”, assegurou o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues.

O sistema de atendimento do Facilita Saúde é totalmente informatizado, por meio de uma recepção central onde os usuários recebem as senhas de atendimento e aguardam serem chamados nos televisores do salão de espera. Nesse momento, o sistema está em fase experimental, mas nos próximos dias estará funcionando normalmente.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO FACILITA SAÚDE

Central de Regulação e Procedimentos Especializados (CRPEE) – Regulação/autorização de Tomografias, Ressonâncias, Cintilografias, Biópsias/estudo anatomopatológico, Colonoscopias, Videolaringoscopias, exames pré-operatórios da otopedia e consultas e/ou procedimentos destinados ao tratamento oncológico, tratamento de cardiopatias graves, tratamento de Insuficiência Renal Crônica e tratamento de doenças imunossupressoras. Demais demandas continuam tendo como referência as Unidades Básicas ou Unidades de Saúde da Família para regulação dos atendimentos solicitados.

Farmácia da Família II/ Farmácia Escola da UFBA – além da dispensação de medicamentos do componente básico e estratégico da Assistência Farmacêutica em sete guichês, a farmácia continuará ofertando o Atendimento Clínico Farmacêutico aos seus pacientes, que vai desde a orientação do paciente para o tratamento correto, ao monitoramento da condição do paciente por meio da avaliação clínico farmacêutica, realização de hemoglobina glicada, perfil lipídico, avaliação de pé diabético, encaminhamentos e articulação em toda a rede de saúde e Programa de Automonitoramento Glicêmico.

AIH/APAC – processos de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) ou Autorização de Procedimentos Ambulatoriais (APAC), previamente emitida por cirurgião.

Tratamento Fora do Domicílio (TFD) – Cadastro de pacientes que necessitam de atendimentos/procedimentos via TFD (tratamento fora do domicílio), quando não estão disponíveis na rede de saúde do município, com laudo já emitido previamente por profissional médico da rede assistencial pública de Vitória da Conquista.

Cartão SUS – emissão ou atualização do Cartão Nacional de Saúde.

A Vigilância Sanitária só começará a funcionar numa segunda etapa, quando serão construídos novos espaços dentro do Facilita Saúde.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar