Conquista

Conquista: Brigadistas da Secretaria de Meio Ambiente apagam cerca de 25 focos de incêndio

Na tarde desta quinta-feira (19), a equipe de brigadistas da Secretaria Municipal de Meio Ambientes, com auxílio de um caminhão-pipa, trabalhou para conter cerca de 25 focos de incêndio na Serra do Periperi e em localidades próximas ao anel rodoviário. Mesmo com a atuação rápida da Brigada de Incêndio, composta por oito homens, o fogo só foi debelado por volta das 21h.

Desde a segunda quinzena do mês de agosto, a quantidade de incêndios vem aumentando na cidade e se agravou, de forma preocupante, em setembro e outubro, por causa da estiagem, vegetação seca, vento e baixa umidade do ar, fatores que favorecem o surgimento das queimadas. Mas apesar desses agravantes, segundo levantamento realizado pela Semma, 90% das ocorrências de queimadas se devem à ação humana e ocorrem de forma criminosa.

As queimadas além de destruir a fauna e a flora, afetam diretamente a saúde da população. Diante desta situação, a Semma tem trabalhado para conscientizar as pessoas sobre os riscos das queimadas e orientado sobre alguns cuidados para evitar que aconteçam, como não jogar lixo em terrenos baldios ou em áreas de preservação, não jogar bituca de cigarro no chão, principalmente se ainda estiver acesa, não atear foto em lixo ou no mato.

Além disso, provocar queimada é crime e a pessoa flagrada ou denunciada, segundo a Lei Municipal nº 2.671, que proíbe queimadas em áreas urbanas e suburbanas do município, pode sofrer multa administrativa e ser chamada a reparar os danos causados, além de responder a processos criminais.

Outras recomendações são para que os proprietários mantenham os terrenos sempre limpos e que a população denuncie casos de pessoas ateando fogo nessas áreas e informe a existência de incêndios, ligando para o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou para a Semma, no 77 3429-7906.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar