Conquista

Conquista: Procon orienta consumidores sobre compras na Black Friday

A Black Friday, maior campanha de vendas do Brasil, acontece nesta sexta-feira (24) e promete descontos na compra de produtos e aquisição de serviços em lojas físicas e on-line. Essa data é uma boa oportunidade para economizar, mas é preciso ficar atento na hora das compras, por isso, o Procon de Vitória da Conquista dá algumas dicas à população.

Nas compras on-line, o consumidor deve verificar a confiabilidade do site e aplicativo da loja, além de identificar se o ambiente é seguro para a efetivação da compra. Para isso, é importante escolher fornecedores que tenham endereço fixo, informações básicas como o CNPJ, telefone para contato, e-mail e, principalmente, um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

O coordenador do Procon, Rafael Meira, lembra que “as aquisições realizadas pela internet ou por meio de aplicativos podem ser canceladas no prazo de arrependimento, que é de sete dias, contados a partir do recebimento do produto ou serviço”.

As lojas físicas não são obrigadas a trocar os produtos devido à cor, tamanho ou arrependimento. Mas, se no momento da compra o consumidor for informado que é possível realizar a troca, independente da existência de defeito, o estabelecimento fica obrigado a cumprir com o que prometeu.

Outra orientação do Procon é verificar se os preços cobrados são iguais aos valores expostos. Caso o consumidor perceba que o valor cobrado é maior do que o indicado na prateleira ou vitrine, ele pagará o menor preço. “Por isso é importante monitorar os preços por meio de sites específicos para cotação, desta forma, poderá ser verificado se os produtos vendidos na Black Friday estão, de fato, com preços promocionais”, explicou Rafael.

O coordenador do Procon ainda destacou que é comum o aumento de preços na semana da Black Friday para, posteriormente, ocorrer a baixa, simulando descontos. Esse tipo de conduta configura publicidade enganosa e deve ser denunciada ao Procon. Para isso, o comprador sempre deve exigir a nota fiscal para a resolução desse e outros possíveis problemas futuros.

Para coibir práticas abusivas na Black Friday, o Procon realizou uma fiscalização no comércio local para verificar se os estabelecimentos estavam aptos à atender os principais direitos dos consumidores, como a entrega dos produtos no prazo correto e transparência nas informações.

Caso o consumidor tenha dúvidas sobre as condições da compra, ou se sinta lesado após aquisição de um produto ou serviço, deve acionar o Procon, situado na praça Virgílio Ferraz, nº 83, Centro ou ligar para o telefone (77) 3429-7850.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar