Bahia

Especialistas explicam clarão no céu na noite desta sexta-feira; confira

Um clarão no céu chamou atenção de moradores de diversas cidades da Bahia, inclusive Vitória da Conquista, na noite de sexta-feira (22). O fenômeno foi causado pela queda do corpo de um foguete chinês lançado em 2018, conforme informações de Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia, e Alexsandro Mota, membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros.

No início desta semana, a queda de um meteoro também provocou um grande clarão no céu que pôde ser visto em diversas cidades da Bahia, mas os pesquisadores reforçam que os casos não têm relação.

“O foguete em si é formado por estágios, a medida que ele vai subindo para chegar ao espaço ele vai liberando esses estágios. Existia um estágio desse foguete que estava orbirtando a Terra desde 2018, só que ele foi decaindo orbitalmente, como a gente fala”, explicou Alexsandro Mota, que também é divulgador científico.

Conforme detalhou Mota ao G1, o lixo espacial foi perdendo a altitude por causa do choque com as moléculas do ar, perdendo velocidade a gravidade por consequência vai começando a atrair ele cada vez mais até que chega um momento em que esse objeto atinge uma camada muito densa de gases e por atingir uma camada mais densa de gases ele perde velocidade agrupamento e reentra na atmosfera. Uma reentrada pode ocorrer com muita velocidade a gente está falando de milhares de quilômetros por hora a gente está falando de 7.000 km por hora. Por isso que fica toda aquela aquele show luminoso no céu porque a atmosfera sendo atingida foram objeto nessa velocidade vai ficar incandescente então vai brilhar muito.”

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar